Sessão solene comemora pioneirismo na libertação dos escravos

Os 130 anos de libertação dos escravos no Ceará e o centenário de morte do ícone abolicionista Dragão do Mar (José Francisco do Nascimento), serão comemorados em Sessão Solene nesta segunda-feira (24/03), a partir das 10h, no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa. A iniciativa é do deputado estadual Lula Morais (PCdoB). O parlamentar também é autor da Emenda Constitucional que define o dia 25 de março como Data Magna do Estado em homenagem ao pioneirismo no processo abolicionista.

“No dia 25 de março de 1884, quatro anos antes da abolição brasileira, o Ceará se tornaria o pioneiro entre os estados brasileiros a libertar os escravos e um dos protagonistas desta luta foi o jangadeiro Dragão do Mar”, destaca Lula Morais.

A principal atitude de Dragão do Mar foi o fechamento do Porto de Fortaleza, assim impedindo o embarque de escravos para outras províncias. “Este é um passado de que todo cearense deve se orgulhar. Nosso estado ficou conhecido como terra da luz e berço da liberdade devido ao seu pioneirismo. O dia 25 de março como Data Magna é a nossa homenagem a esta grande luta histórica”, afirmou.

O episódio dos jangadeiros entrou para a história como um marco fundamental na abolição. O ato heroico repercutiu em todo o país e chamou a atenção da imprensa e dos principais abolicionistas da época.

Francisco José do Nascimento, Dragão do Mar ou Chico da Matilde, foi o líder dos jangadeiros nas lutas abolicionistas. Ele nasceu no dia 15 de abril de 1839, há 160 anos, em Canoa Quebrada, Aracati e morreu em 1914.

Serviço

Audiência Pública em homenagem aos 130 anos de libertação dos escravos no Ceará e ao centenário de morte de Dragão do Mar

Data: 24/03 (segunda-feira)
Hora: 10h
Local: Plenário 13 de Maio (Assembleia Legislativa do Ceará)

Fonte: Assessoria do deputado estadual Lula Morais (PCdoB)