Renato: avanço e reformas serão as palavras de ordem em 2014
Em entrevista ao jornalista do Vermelho/Bahia, Erickson Wala, durante participação no Seminário Estadual de Ação Institucional do PCdoB da Bahia, o presidente nacional do Partido, Renato Rabelo, falou sobre conjuntura política, eleições em 2014 e a posição do PCdoB nesse processo. Ele afirma que em 2014 as palavras de ordem serão: avanço e luta pelas reformas.
Da Rádio Vermelho, na Bahia
Publicado 22/03/2014 14:23 | Editado 13/12/2019 03:30
Durante a sua fala, o líder comunista lembrou da luta que travamos e que 2014 será um ano de disputa política acirrada com duas propostas: de um lado está o avanço das mudanças até aqui alcançadas, e nas quais o PCdoB teve um papel importante, e do outro, a volta ao passado, que tem como essência o alargamento das assimetrias.
Para Renato Rabelo, "os comunistas têm um rigor para tratar a gestão pública e o Partido tem que estar preparado para governar e dar mostra de que é capaz de governar. De modo que a tônica para essa nova etapa é avançar nas mudanças estruturais e democráticas, que historicamente o Partido defendeu", ressaltou o presidente nacional do PCdoB.
Ele lembrou que, a partir de 2003, o Partido assumiu responsabilidades nunca percorridas na frente institucional. Renato explicou que a experiência vivida pelo PCdoB até aqui acrescentou muito à construção do Partido, o qual teve a oportunidade de traduzir em ação de fato as propostas sempre defendidas pelos comunistas.
Porém, ele lembra que há ainda um longo caminho, de amadurecimento e aprofundamento da atuação do PCdoB. "A experiência de governo é muito importante para um Partido como o nosso. Porque o PCdoB luta por uma sociedade ainda mais avançada, superior à sociedade capitalista. E para avançar rumo a essa transformação, reforçar a frente institucional do Partido é fundamental", assinalou.
Partido com rumo
Durante a entrevista, Renato Rabelo voltou a salientar o investimento que o Partido aplica na pesquisa e debate. Ação que, segundo o líder comunista, é fundamental para alimentar as trincheiras ocupadas pelos comunistas.
"Para entender o processo em curso e interpretar os fenômenos, o PCdoB tem a orientação de realizar seminários nacionais que refinam propostas e ideias de como caminhar para a construção de uma mudança de fundo na sociedade", afirmou.
Eleições em 2014
Ao falar sobre a acirrada luta política em torno das eleições em outubro próximo, o presidente do PCdoB acentuou que a disputa faz parte do processo. Renato Rabelo destacou que o empenho do PCdoB é pela quarta vitória do povo, tendo em vista que as mudanças necessárias para mudar o Brasil precisam tempo e a proposta da oposição é a volta ao passado, do qual o Brasil tem péssimas lembranças.
"A base popular e progressista que governa desde 2003 caminha para a disputa para garantir sua permanência e o avanço das mudanças. De modo que é natural que haja essa disputa acirrada em torno das eleições. Ou seja, a possibilidade de mais uma vitória dessa base para as forças conservadoras e reacionárias é uma derrota e eles [a oposição] farão de tudo para barrar a nossa vitória em 2014", problematizou.
Ouça a íntegra da entrevista na Rádio Vermelho: