Aniversário do PCdoB é marcado por ato político em Salvador

Os 92 anos de fundação do Partido Comunista do Brasil serão lembrados na Bahia por ato político, nesta terça-feira (25/03), no auditório da Faculdade de Arquitetura/UFBA. Além de marcar a passagem de mais de nove décadas de luta em defesa do povo, o evento é parte da programação sobre os 50 anos do Golpe Militar de 1964.

Para a direção dos comitês Estadual e Municipal do PCdoB na Bahia e em Salvador, as presenças de todos no evento de celebração do aniversário do Partido e de resgate da trajetória comunista de luta contra a ditadura militar é muito importante.

O PCdoB é o partido que mais perdeu vidas durante os anos de chumbo, mas também foi o único que consegui sobreviver até o fim às duras investidas militares de aniquilação. Assim, apesar das perdas de grandes quadros, assassinados os exilados, contribuiu para o Brasil retomar o rumo do democrático.

O evento conta com as participações de Haroldo Lima, membro do Comitê Central e da direção nacional do PCdoB, que viveu intensos momentos à frente do PCdoB durante o regime militar no Brasil, a socióloga Mary Garcia Costa e o compositor e poeta José Carlos Capinan. As exposições serão coordenadas pelo presidente Estadual do PCdoB na Bahia, Daniel Almeida, e pela presidente do Comitê Municipal do PCdoB em Salvador, Olívia Santana.

Antes da abertura oficial, às 18h, tem o lançamento de livro O semeador de liberdade – Wilson Furtado, vida e luta, de autoria do vereador Everaldo Augusto. A publicação é um relato contextualizado sobre a vida do militante, que a partir da década de 50 iniciou trajetória política nas lutas operárias. 

Filiado ao PCdoB, foi um dos organizadores da resistência armada do Partido Comunista ao Regime Militar na Bahia.

De Salvador,
Maiana Brito