Trabalhadores da construção entram em greve na Bahia

Nesta segunda-feira (24/03), os quase cinco trabalhadores da construção na Bahia entraram em greve por tempo indeterminado, após assembleia realizada na última sexta-feira (21). Hoje a tarde, às 14h, tem um novo encontro no Largo São Bento, em Salvador, para decidir os rumos do movimento.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira do Estado da Bahia (Sintracom), José Ribeiro, a posposta oferecida pelos empresários foi rejeitada e a última opção foi decretar a greve. “Esperamos que os empresários e a Superintendência Regional do Trabalho nos chamem para conversar. Agora estamos aguardando uma posição dos empresários”, declarou.

Aprovada por unanimidade, a greve foi decretada em resposta a decisão tomada no encontro realizado na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), com a participação do Sintracom, Fetracom, Sinditiccc e Siticcan, representando os trabalhadores, e o Sinduscon, como representação patronal.

Os trabalhadores apresentaram uma proposta de reajuste salarial linear de 10%, com aplicação sobre os demais itens econômicos (alimentação, convênios, auxílios); acréscimo de R$ 40,00 no valor da cesta básica vigente em 2013; correção do piso salarial do cadastrista na tabela da Embasa; e compromisso do Sunduscon em unificar os instrumentos normativos da construção civil, em todo o Estado. O Sinduscon apenas propôs o reajuste salarial de 5,56%, aviso prévio e contrato de experiência, conforme a lei trabalhista.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro