China apresenta em Haia opiniões sobre segurança nuclear

Durante a 3ª Cúpula de Segurança Nuclear iniciada nesta segunda-feira (24) em Haia, Holanda, com a presença de líderes e representantes de 53 países e responsáveis de cinco organizações internacionais, o presidente chinês, Xi Jinping fez um discurso explicando a visão chinesa sobre a segurança nuclear

O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, também discursou na cerimônia de abertura, reiterando o foco desta reunião.

"Sejam bem-vindos a Haia, cidade internacional da paz e justiça. Há pouco tempo, comemoramos o centenário do Palácio da Paz. Nos últimos cem anos, o local tem promovido a estabilidade mundial através da cooperação internacional e se tornou um símbolo da paz. As discussões de hoje e amanhã vão focar num só ponto, que é como prevenir o terrorismo. Ou melhor, devemos tomar medidas preventivas para impedir que os terroristas tenham acesso aos materiais nucleares e assim permitir uma utilização e preservação desses materiais de uma forma mais eficaz e segura."

O presidente chinês, Xi Jinping, primeiro a falar depois do discurso de boas vindas, abordou principalmente o "reforço da segurança nuclear e a prevenção do terrorismo nuclear". Ele explicou que a visão chinesa sobre o assunto é composta por quatro equilíbrios: equilíbrio entre desenvolvimento e segurança, entre direito e responsabilidade, entre autonomia e cooperação, e equilíbrio entre meta de curto prazo e meta de longo prazo.

Xi Jinping manifestou também a firme posição chinesa na garantia da segurança nuclear. Ele disse que a China vai reforçar firmemente sua capacidade de manter seguros os materiais nucleares e participar da construção de um sistema internacional justo, cooperativo e com base no benefício recíproco. O país irá também apoiar a cooperação internacional chefiada pela Agência Internacional de Energia Atômica além de desempenhar um papel construtivo na manutenção da segurança nuclear a longo prazo.

Para os participantes da cúpula, reforçar a segurança e prevenir o terrorismo nuclear são desafios comuns para a comunidade internacional nos próximos anos. Todos os países têm a obrigação de manter em segurança os materiais e instalações nucleares. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que está pronto em qualquer momento para oferecer a assistência necessárias no processo de alcançar a plena segurança nuclear no âmbito global.

"A mensagem que gostaria de transmitir hoje é que sempre seja o primeiro a agir, e não fique à espera observando. O grande desafio que enfrentamos hoje é a falta de uma liderança eficaz. Vamos nos esforçar de mãos dadas para criar um mundo mais seguro, um mundo sem ameaça de arma e terrorismo nuclear. Eu próprio estou preparado em qualquer momento para ajudar a alcançar a meta", disse o secretário-geral.

Rádio China Internacional