Cúpula para a Segurança Nuclear aprova Comunicado de Haia

A 3ª Cúpula para a Segurança Nuclear chegou ao fim na tarde da terça-feira (25), em Haia. Segundo o "Comunicado de Haia", que foi aprovado na ocasião, os líderes alcançaram consensos em três setores, incluindo na redução do número de materiais nucleares para enriquecimento de urânio, no reforço das medidas de garantia de segurança de materiais radioativos e no aumento do intercâmbio e cooperação internacional para partilha de informações.

O "Comunicado de Haia" refere-se ao sistema global de segurança nuclear da Agência Internacional de Energia Atômica, segurança de material nuclear, fonte radioativa e segurança de energia nuclear, segurança de transporte, combate à venda e transporte ilegal, análise e avaliação nuclear, segurança informática, cooperação internacional, além de apresentar seis promessas não vinculativas ou medidas de incentivo.

Segundo o comunicado, todos os países deverão envidar esforços nos próximos anos para evitar que forças terroristas obtenham material nuclear, destruindo instalações nucleares e garantindo a segurança de outros materiais radioativos.

Os líderes participantes ressaltaram a importância das leis para a segurança nuclear e os regulamentos de supervisão. Ao mesmo tempo, o comunicado reafirma a responsabilidade das medidas preventivas elaboradas para evitar que terroristas obtenham material nuclear, acesso aos serviços de inteligência e tecnologia. Eles sublinharam o objetivo comum global de garantir a não proliferação nuclear e aproveitamento pacífico de energia nuclear.

Para reforçar a segurança nuclear, os direitos de todos os países para desenvolver e aproveitar pacificamente a energia nuclear deverão ser preservados. Todo o mundo deverá desempenhar um papel importante na cooperação regional e internacional e empenhar-se em conjunto com a Agência Internacional de Energia Atômica para promover a cooperação internacional e cumprir os deveres de todos os países nesta questão.

Em 2016 será realizada, em Washington, a 4ª Cúpula para a Segurança Nuclear, segundo o comunicado.

Rádio China Internacional