PCdoB constrói o coletivo de trabalhadores em educação

 O 5º Encontro Sindical do PCdoB/Pará definiu a categoria de trabalhadores e trabalhadoras em Educação como prioridade na construção partidária. Tarefa de grande envergadura e importância se considerarmos sua dimensão e presença em todo o Estado, e a capacidade de influência e formação de opinião na sociedade. A princípio tomamos, enquanto universo de atuação, os servidores públicos estaduais e municipais, que são base do SINTEPP, onde possuímos certo acúmulo.

 São aproximadamente 100 mil na base e 1/3 de filiados na entidade, distribuídos em todos os municípios e regiões, organizados em Regionais e Subsedes. Com um Conselho de Representantes que reúne de 3 em 3 meses na capital. Portanto, a maior categoria, com o maior nível de organicidade e mobilização a nível estadual. Os reflexos disso são 30 anos de atuação no movimento, com diversas lideranças políticas lançadas, e a eleição de inúmeros vereadores/as, prefeitos/as e deputados/as.

Indubitavelmente, estamos diante de um extraordinário instrumento de luta da classe trabalhadora, no Estado. Dentre os sindicatos de servidores é o que tem a maior capacidade de pressão atualmente. No entanto, nesse processo longo de atuação, pouco contribui com o fortalecimento do movimento sindical como um todo, geralmente com atuação exclusivista, voltado principalmente para as bandeiras economicistas, no máximo, pautando-se politicamente pelos interesses particulares da força política que hegemoniza há anos a Entidade.

Considerando a necessidade de acúmulo de forças na frente sindical e na luta de ideias à construção do Projeto Nacional de Desenvolvimento com Valorização do Trabalho, organizar e crescer o PCdoB, entre os trabalhadores e trabalhadoras em Educação, alcança um caráter estratégico aos comunistas paraenses. Remete-nos o permanente trabalho de reflexões e experiências dirigidas, domínio da realidade, linha política de atuação e de abordagem, táticas eleitorais consequentes, elaborações de bandeiras locais mobilizadoras, mas principalmente planejar e executar ações que estruture o Partido e divulgue suas ideias, forme seus quadros e militantes, desenvolva filiações na categoria.

Colocar todos/as comunistas que atuam na área, em movimento, na luta, de forma organizada (Coletivo Estadual, Frações e OBs) e dirigida politicamente, com a tarefa de ganhar para a concepção classista e para a luta do Socialismo as lideranças; trabalhar um Projeto de Educação para o Estado; fortalecer a CTB, enquanto instrumento político-sindical de atuação classista. São tarefas desafiadoras, que colocam o PCdoB na luta de massas com a garantia de seu fortalecimento e da ampliação de sua influência.

Com esse intuito, no dia 15 de março de 2014, às 16h, na sede do Partido, a Secretaria Sindical reuniu lideranças comunistas da categoria em um proveitoso debate (cujo conteúdo norteia esse documento), e constituiu o Coletivo Estadual de Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação, com reunião ordinária mensal, sendo a próxima no dia 5 de abril, às 9h, na sede. Também, na referida reunião, foi aprovada a realização de um Encontro da categoria a serem definidas pauta e data. Como coordenadores foram eleitos Cléber Rezende, Thiago Barbosa, Angélica Teixeira, Márcia Pinheiro e Rogílson Rodrigues.

Por fim, conclamamos o Pleno do Comitê Estadual e sua Comissão Política, os Comitês Municipais, seus presidentes e secretários sindicais, a Comissão Sindical Estadual a contribuir de forma significativa com essa importante tarefa de construção partidária na Classe Trabalhadora, no Pará.

De Belém,

Érico de Albuquerque Leal – Secretário Sindical do PCdoB/Pará