Greve faz Lufthansa anular 600 voos da quinta-feira

A empresa aérea alemã Lufthansa foi obrigada a anular centenas de voos na próxima quarta-feira (27) devido a uma greve organizada pelo sindicato de serviços públicos "ver.di".

A paralisação de advertência afetará sete aeroportos alemães, nos quais a Lufthansa cancelou 600 voos.

Segundo um relatório da empresa apresentado hoje na cidade de Frankfurt, estão afetados voos nacionais e internacionais.

Simultaneamente, a empresa aérea pediu a seus clientes que se informem na Internet e ofereceu trocar as passagens de conexões nacionais por bilhetes de trem.

Na véspera da greve de advertência, ambos os lados tentaram hoje influenciar a opinião pública.

A Lufthansa criticou a luta dos trabalhadores "na qual o sindicato ver.di tenta instrumentalizar as pessoas que não estão envolvidas no conflito trabalhista".

Por sua vez, o presidente do sindicato, Frank Bsirske, qualificou a alta participação nas greves já realizadas como "um forte aviso aos empresários".

Segundo o sindicalista, na quinta-feira, os funcionários dos serviços de tráfego em terra, do trasporte de bagagens e serviço de manutenção participarão das ações do sindicato.

"Os empregados dos serviços públicos prestam um bom serviço, indispensável para o funcionamento da sociedade", disse Bsirske em uma manifestação na cidade de Hannover.

O ver.di – o maior sindicato da Alemanha com mais de um milhão de membros – demanda um aumento salarial de 100 euros mais 3,5 por cento e contratos garantidos para aprendizes.

Fonte: Prensa Latina