Contag realiza o 1º Conselho Deliberativo do ano

Entre os dias 26 e 28 de março, a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) realiza a primeira reunião de 2014 do seu Conselho Deliberativo. E este é um conselho diferenciado por ser ampliado na representação dos estados e por ser uma deliberação do 11º Congresso Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (11º CNTTR) para debater temas específicos e de importantes encaminhamentos para o Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR).

Conselho deliberativo da Contag - César Ramos

Ao abrir o Conselho, o presidente Alberto Broch destacou a importância dessa reunião. “Esperamos fazer um bom debate nesses três dias, respeitoso e maduro pensando nos trabalhadores rurais. O Conselho foi antecedido por seis coletivos para trazer propostas para a pauta 20º Grito da Terra Brasil (GTB) e sua estratégia de mobilização. Por isso, aproveitamos para valorizar todo esse trabalho realizado.”

Broch também destacou a realização e o empenho de todos nos encontros regionais realizados neste mês. “Essa foi a maior jornada junto às regionais desde 2009.” O presidente encerrou sua fala ressaltando as grandes ações e eventos neste ano. “2014 é muito importante. É o primeiro depois dos 50 anos da nossa Confederação, é muito simbólico e já estamos trabalhando rumo ao centenário. Esse também é o Ano Internacional da Agricultura Familiar, Camponesa e Indígena, da Copa do Mundo no Brasil e de eleições.”

Representando as diretoras mulheres da Diretoria Executiva da Contag, a secretária nacional da Terceira Idade, Lúcia Moura, destacou a responsabilidade de todos nos debates dos próximos dias, e nos que já vem acontecendo há alguns meses. “Temos que sair afiados daqui diante dos desafios colocados para nós, e desejo a todos um bom conselho para construirmos boas propostas e darmos respostas a nossa categoria.”

Após a abertura política, a secretária Geral da Contag, Dorenice Flor da Cruz, fez a leitura do edital de convocação e colocou para aprovação a pauta e a ata do Conselho Deliberativo anterior, realizado em novembro de 2013.

O Conselho ocorrerá até esta sexta-feira (28) com debates e encaminhamentos sobre os temas da Representação e Representatividade Sindical, da Sustentabilidade Político-Financeira do MSTTR, das eleições, do Ano Internacional da Agricultura Familiar, Camponesa e Indígena, dentre outros.

Fonte: CTB