MG: Fetaemg realiza atividade com mulheres Trabalhadoras Rurais

A 1ª Marcha das Trabalhadoras Rurais do Vale do Mucuri, em Minas Gerais, movimentou a cidade de Teófilo Otoni nesta quinta-feira (3). Com a presença da CTB durante todo o trajeto, foi a primeira edição do evento na região e reuniu mais de mil trabalhadoras.

Marcha das mulheres trabalhadoras rurais em Minas Gerais - CTB

“O nosso objetivo é conscientizar as trabalhadoras para a necessidade de se organizarem e reivindicarem seus direitos junto aos órgãos do poder público,” destaca a coordenadora regional de Mulheres Rurais da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg), Rízia Silva Cardoso.

Segundo a dirigente, a Marcha tem como foco de reivindicação o maior acesso da mulher rural aos programas de saúde, além de ações que coíbam a violência contra a mulher. Nesse sentido, suas palavras de ordem eram: “100% Saúde e 0% Violência!”.

A Marcha é organizada pela Fetaemg, com o apoio da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), e vem acontecendo desde 2010, a cada ano em uma região do estado. A primeira reuniu apenas 400 trabalhadoras, mas, com o passar dos anos a mobilização vem ganhando força e uma adesão maior das mulheres.

A coordenadora da Comissão Estadual de Mulheres Rurais/Fetaemg, Alaíde Lúcia Bagetto, diz que a proposta é disseminar nas regiões a Marcha das Margaridas, evento que acontece em Brasília e reúne milhares de mulheres rurais de todo o país com uma pauta de reivindicações ao governo federal. “A Marcha das Trabalhadoras Rurais tem pautas específicas, dentro da realidade de cada região. Muitas vezes, conquistamos políticas públicas a nível nacional, mas que dependem das Prefeituras para serem implementadas, então a nossa luta é também nesse sentido”.

Organização

O presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva, também participou da Marcha das Trabalhadoras e enfatizou que somente com organização as mulheres terão avanços em suas reivindicações. “Essa iniciativa mostra que elas já têm consciência disso”, pontuou. O dirigente ainda destaca que os resultados já podem ser percebidos, pois muitas conquistas já foram alcançadas e muitos avanços ainda poderão surgir.

Representando a CTB, a secretária-geral adjunta Kátia Gaivoto destacou a organização da Marcha, as mulheres caminhando de forma organizada e cantando canções que retratam as lutas dessas bravas mulheres trabalhadoras rurais.

Fonte: CTB