Coletânea de discursos lembra 50 anos do golpe de 1964 

A Câmara dos Deputados lançou duas novas séries de discursos relacionadas a datas históricas que serão lembradas em abril: "50 anos do Golpe de 1964" e "Diretas Já – 30 anos do Movimento". As coletâneas estão disponíveis na página "Escrevendo a História", que reúne discursos memoráveis proferidos no Plenário do Congresso Nacional ou da Câmara dos Deputados a partir de 1946. 

Parte dos discursos da série "50 anos do Golpe de 1964" foi pronunciada em sessão da Câmara dos Deputados do dia 1º de abril de 1964, data do golpe militar. Os demais pronunciamentos também se concentram basicamente no mês de abril, em sessões da Câmara e do Congresso Nacional, como a destinada à realização de eleições de presidente e vice-presidente da República devido à vacância dos cargos.

Foi nessa sessão, em uma eleição de candidato único, que o Congresso Nacional elegeu para a Presidência da República o Marechal Castelo Branco, um dos principais articuladores da derrubada do presidente João Goulart e até então chefe do Estado-Maior do Exército.

Os discursos são acompanhados de uma linha do tempo, com os principais acontecimentos do início da década de 1960 até a deposição de João Goulart pelos militares, fato que marca o início da ditadura militar no Brasil.

Diretas Já

Já a série "Diretas Já – 30 anos do Movimento" traz uma introdução sobre as mobilizações por eleições diretas para presidente da República no País e informações sobre a tramitação da emenda Dante de Oliveira, que estabelecia a realização dessas eleições.

Foram selecionados discursos da época, relacionados à tramitação da emenda Dante de Oliveira, e outros mais recentes, pronunciados em sessões solenes alusivas ao movimento e ao autor da emenda das Diretas.

Da Redação em Brasília
Com Agência Câmara