RJ: estudantes vão às ruas pela regulamentação do ensino privado
Brasília, São Paulo e Chapecó são algumas das cidades que já colocaram o ‘’bloco na rua’’. No Rio de Janeiro, os estudantes e diversos movimentos sociais se somam à Jornada Nacional de Lutas da Juventude e prometem uma grande passeata nesta sexta-feira (28). O ato, que terá sua concentração na sede Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), unidade Maracanã, a partir das 14h, sairá em marcha até a Radial Oeste.
Publicado 28/03/2014 09:54
A principal bandeira da juventude carioca é a luta pela regulamentação do ensino privado e a aprovação dos 10% do PIB para a educação. Eles reivindicam um também combate eficaz contra o extermínio da juventude negra, o fim da violência contra as mulheres e passe-livre irrestrito para todos os estudantes.
Segundo a presidenta da UEE-RJ, Tayná Paolino, a Jornada de Lutas é especialmente importante este ano. “O ano de 2014 começou com muita mobilização. Colocamos três mil pessoas na rua durante todas as férias, ocupamos o planalto, viramos os olhos do MEC para a nossa luta. A luta da regulamentação do ensino superior privado, enquanto concepção, é a luta para uma solução digna para os estudantes das universidades Gama Filho e UniverCidade, recentemente descredenciadas’’, disse.
A proposta de federalização da Universidade Gama Filho e o Centro Universitário da Cidade sugere a transformação do Cefet em UFCARJ (Universidade Federal de Ciências Aplicadas do Rio de Janeiro). A proposta, levantada pelo DCEs das duas universidades descredenciadas, pela UNE, pela UEE-RJ e pelo próprio Cefet-RJ, encampa todos os campus das duas faculdades, os funcionários, professores e alunos.
‘’A Jornada acontece nesse momento de efervescência política do nosso estado, e em um ano eleitoral. Vamos sair às ruas com muita garra e vontade. Nós estamos do lado da educação’’, enfatizou Tayná.
Serviço
O que? Jornada de Lutas 2014 – Rio de Janeiro
Onde? Cefet Maracanã – Av. Maracanã, 229 – Maracanã
Quando? 28/3 – sexta-feira a partir das 14h