Rolezinho Palestino acontece hoje em São Paulo

 a Frente em Defesa do Povo Palestino – formada por dezenas de organizações da sociedade civil brasileira –, realiza na data, em São Paulo, das 15 às 15h30, um rolezinho palestino no Shopping Higienópolis, com concentração em frente à loja Spicy, que vende a máquina de gaseificação caseira da marca israelense Sodastream, com fábrica instalada em assentamento na Cisjordânia, território palestino ocupado militarmente por Israel.

Durante este mês, em todo o mundo, aconteceram atividades como parte da Semana contra o apartheid israelense. No Brasil, as iniciativas se realizam desde dia 24 até 28 de março. No próximo domingo (30), também em todo o globo, ocorrem atividades para lembrar o Dia da Terra palestino. Em São Paulo.

A data simboliza a resistência de palestinos e palestinas que protestavam contra a ocupação de suas terras por Israel na Galiléia, no dia 30 de março de 1976. O exército israelense reprimiu violentamente a manifestação, atingindo de forma indiscriminada homens, mulheres e crianças. Como resultado, seis palestinos foram assassinados e centenas deles ficaram feridos ou foram presos. O Dia da Terra é simbolizado pela oliveira, árvore típica da costa mediterrânea, onde se situa o território ocupado. É momento de lembrar a luta dos palestinos e as injustiças a que estão submetidos e convocar cidadãos e cidadãs a se somarem à solidariedade internacional.
A maior campanha global nesse sentido hoje é por boicotes, desinvestimento e sanções (BDS) a Israel, um chamado da sociedade civil palestina feito em 2005 até que se cumpram os direitos humanos fundamentais da população que vive sob ocupação. 

Como parte da campanha de BDS, uma série de iniciativas têm sido feitas no mundo em frente a lojas que vendem produtos como Sodastream, com vitórias importantes. O rolezinho palestino no domingo se insere nesse contexto e se inspira nos movimentos de jovens da periferia, de mesmo nome, que questionaram em janeiro último o apartheid social vigente no País e a privatização da cidade, em que frequentar certos locais se torna privilégio de poucos. Um paralelo com o apartheid israelense.

A marca Sodastream tornou-se conhecida em janeiro último, quando a atriz estadunidense Scarlett Johansson anunciou que seria sua garota-propaganda. Desde 2007, ela era embaixadora mundial da ONG de Direitos Humanos Oxfam, contrato que foi rompido, em atendimento ao movimento BDS. Segundo comunicado da organização não governamental, divulgado na mídia, “o papel de Johansson promovendo a empresa SodaStream é incompatível com seu cargo de embaixadora mundial da Oxfam. A Oxfam acredita que negócios como os da SodaStream, que opera em assentamentos, agravam a pobreza e negam os direitos das comunidades palestinas que trabalhamos para apoiar. (…) A Oxfam se opõe a qualquer comércio dos assentamentos israelenses, que são ilegais sob a lei internacional."

Mais informações com Soraya, pelo telefone (11) 97663-1907.

Fonte: Assessoria de imprensa da Frente em defesa da Palestina