Fito Páez: Guerra das Malvinas e o drama dos Soldados

O músico argentino (cantautor, como dizem os irmãos de língua espanhola) Fito Páez lançou nesta quarta-feira (2), dia em que se lembra os 32 anos do início da guerra pela soberania das ilhas Malvinas, um emocionante vídeo clip sobre o drama dos soldados que lutaram naquele conflito.

Cena do clipe de Fito Páez

O trabalho torna visual a música "A canção do soldado e Rosita Pazos” que compõe o seu mais recente álbum “Yo te amo”. O clip tem a direção da atriz argentina Romina Richi, e relata o drama interior de um combatente que regressa da guerra e não consegue afugentar os fantasmas da morte, ainda que tenha muito amor em sua casa.

Leia também:
Juan Manuel Karg: Malvinas, dívida pendente latino-americana

O final reproduz a trágica opção que foi escolhida – na vida real – por pelo menos 400 soldados argentinos depois da guerra com a Inglaterra. “Te quiero mucho, Rosita Pazos, te juro que no es con vos, soy un soldado”, é o que explica.

A guerra das Malvinas começou no dia 2 de abril de 1982 com o desembarque das tropas argentinas no arquipélago e terminou em junho do mesmo ano, com a rendição dos argentinos ante as tropas inglesas. No conflito, morreram 255 britânicos, 3 ilhéus e 649 argentinos.

Fonte: Aporrea
Tradução: Elaine Tavares