PCdoB apoia apuração de corrupção do metrô na CPMI da Petrobras

A bancada do PCdoB na Câmara assinou a proposta que amplia a investigação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras. A ideia apoiada pelo partido prevê a investigação da participação das empresas Alstom e Siemens no escândalo do Metrô de São Paulo em um suposto cartel formado para fraudar licitações do setor de transportes sobre trilhos nos governos de Mário Covas, Geraldo Alckmin e José Serra, todos do PSDB.

“A CPMI que nós estamos propondo envolve não só os problemas das denúncias que foram feitas contra a Petrobras como em relação ao subfaturamento no Metrô de SP e o Porto de Suape. Não podemos destruir uma empresa importante para o Brasil, como a Petrobras, por conta de uma disputa eleitoral. Já que temos que apurar, vamos apurar todas as denúncias: Petrobras, Porto de Suape, Alstom”, afirmou a líder do PCdoB na Câmara, deputada Jandira Feghali (RJ).

De acordo com o requerimento, a CPMI investigará denúncias de prática de corrupção, desvio de recursos públicos, fraude em licitação, lavagem de dinheiro, remessa ilegal de valores ao exterior e formação de cartel em atos e contratos realizados por entidades da administração pública direta e indireta, relacionados à aquisição da Refinaria de Pasadena, no Texas (EUA) e os contratos entre a Petrobras e a empresa holandesa SMB Offshore.

Também fará parte das investigações as denúncias de lançamento de plataformas inacabadas; o superfaturamento na construção de refinarias; as atividades da Petrobras e do Porto de Suape para viabilizar a construção e a operação da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco; os contratos para aquisição, manutenção e operação de trens, metrôs e sistemas auxiliares, em São Paulo e no Distrito Federal, que envolvam as empresas referidas no acordo firmado pela Siemens; e os convênios e contratos firmados por órgão e entidades estaduais e municipais para aquisição de equipamentos e desenvolvimento de projetos na área de tecnologia da informação utilizando recursos da União.

Outra CPI

De acordo líder do PT na Câmara, deputado Vicentinho (SP), se não for possível incluir um adendo no requerimento de CPI proposto pela oposição para investigar a Petrobras, para que também seja investigado o escândalo das licitações nos governos tucanos de São Paulo, a ideia é fortalecer a coleta de assinaturas já iniciada pelo deputado Paulo Teixeira (PT-SP) para o pedido de abertura de CPI Mista com este objetivo.

“Já fui informado de que é tecnicamente possível incluir o adendo no requerimento. Senão, então vamos trabalhar para a criação de uma CPI Mista para tratar dessas denúncias dos cartéis tucanos que não foi possível investigar na Assembleia Legislativa de São Paulo, apesar das várias tentativas de apuração”, afirmou Vicentinho.

Ainda na avaliação do líder do PT, os ataques da oposição à Petrobras envolvem grandes interesses econômicos. “A questão eleitoral é apenas uma fumaça. Estamos a cada dia mais desconfiados de que grupos econômicos querem ver a Petrobras privatizada e, ao destruir a empresa, que é uma das mais lucrativas do Brasil, facilitariam esse caminho”, destacou Vicentinho.

O deputado Paulo Teixeira confirmou que está coletando assinaturas para a instalação de uma CPI de deputados e senadores para apurar as denúncias sobre as irregularidades cometidas pelos governos tucanos de São Paulo. Para a criação da CPMI são necessárias assinaturas de 171 deputados e 27 senadores.

Da Redação em Brasília
Com informações das Ass. Lid. PCdoB e PT