PCdoB, PT e PDT homenageiam resistência e luta pela democracia 

As lideranças do PT, do PCdoB e do PDT na Câmara dos Deputados e no Senado realizaram, na noite desta terça-feira (1º), uma sequência de eventos com o tema "50 Anos do Golpe de 1964 – Atos em Homenagem à Resistência e Luta pela Democracia". O ex-deputado Rubens Paiva, desaparecido político, foi homenageado com aposição de busto e lançamento do livro sobre a sua vida parlamentar.

PCdoB, PT e PDT homenageiam resistência e luta pela democracia - Agência Câmara

No ato político que se seguiu, os oradores destacaram a luta dos que resistiram à ditadura – apontados como exemplos para os que lutam hoje pelas reformas estruturantes necessárias ao país no processo de construção da democracia, como a reforma política e a reforma midiática.

Leia também:
Manifestantes impedem defesa da ditadura em sessão da Câmara

A líder do PCdoB na Câmara, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) anunciou que o partido vai apresentar um projeto anulando a eleição por via indireta dos presidentes militares, o que complementa as ações realizadas nos últimos anos pelo Parlamento brasileiro de restituição dos mandatos dos parlamentares cassados e  do mandato do presidente João Goulart, desposto pelos militares na instauração da ditadura no Brasil.

Familiares do deputado Rubens Paiva, do ex-presidente João Goulart e do estudante desaparecido Honestino Guimarães foram homenageados no ato, cuja programação inclui inauguração do busto do deputado Rubens Paiva, lançamento do livro Rubens Paiva – Série Perfis Parlamentares, e o ato político.

Leia cobertura completa nesta quarta-feira (2).

De Brasília
Márcia Xavier