Ancine abre inscrições para coprodução de filmes com Portugal

A Agência Nacional do Cinema (Ancine) abriu nesta quinta-feira (3) as inscrições para o seu novo edital de apoio à coprodução com Portugal. O edital prevê um investimento equivalente a US$ 600 mil, em moedas locais, em quatro projetos de longa-metragem, dois majoritariamente brasileiros e dois majoritariamente portugueses. O prazo de inscrição vai até 19 de maio.

Ancine

Resultado do Protocolo Luso-Brasileiro de Coprodução Cinematográfica, firmado entre a Ancine e o Instituto do Cinema e do Audiovisual (Ica), de Portugal, o edital existe desde 2005 e se constitui na mais antiga ação bilateral mantida pela agência brasileira. Entre os filmes de destaque produzidos recentemente dentro dessa parceria estão Tabu, do cineasta português Miguel Gomes, vencedor do Prêmio Fipresci no Festival de Berlim de 2012, e Estrada 47, do diretor brasileiro Vicente Ferraz, escolhido como melhor montagem no Festival do Rio 2013.

“Os editais estimulam coprodução em uma perspectiva de trocas culturais, de ampliação dos horizontes da criação artística, mas também a ampliação das oportunidades de financiamento e obtenção de mercado para essas obras”, disse o diretor-presidente da Ancine, Manoel Rangel. De acordo com o regulamento do concurso, o apoio financeiro é destinado a projetos de longas-metragens de ficção, documentário ou animação cujas filmagens não tenham sido iniciadas até a data de abertura das inscrições.

No Brasil, serão selecionados dois projetos em que as produtoras brasileiras registradas na Ancine participem na condição de coprodutoras minoritárias. Já os projetos de coprodução com participação majoritária brasileira deverão ser apresentados pelos sócios locais em Portugal.

O regulamento do concurso, o formulário de inscrição e a documentação necessária podem ser consultados aqui.

Fonte: Agência Brasil