Campanha chinesa contra contrabando de alimentos é bem sucedida

As autoridades alfandegárias chinesas investigaram 114 casos de contrabando de produtos agrícolas desde o lançamento de uma campanha nacional no início deste ano.

Os casos envolviam 1,46 bilhão de iuanes (US$ 235,2 milhões), informou na quinta-feira a Administração Geral das Alfândegas (AGA).

Zhu Feng, vice-diretor do departamento anticontrabando da administração, disse que a AGA iniciou uma campanha intensiva de um ano que terminará neste dezembro, a fim de combater contrabando de produtos agrícolas.

As alfândegas de Nanning, Kunming e Jinan encontraram uma grande quantidade de açúcar, arroz e algodão na campanha, disse.

Zhu disse que os crescentes custos de produção na China elevaram os preços dos produtos agrícolas produzidos no país, o que promoveu as atividades de contrabando.

Dados da AGA mostraram que a China deteve 14 mil toneladas de açúcar, 52 mil toneladas de arroz e 94 mil toneladas de carne congelada na campanha do ano passado.

Problemas de segurança de alimentos surgiram com o aumento de atividades de contrabando, pois um terço da carne congelada confiscada no ano passado, cerca de 30 mil toneladas, eram provenientes de áreas afetadas por epidemia, segundo Zhu.

O contrabando também afetou a produção de alimentos no país e causa evasão de impostos, disse.

Fonte: Rádio Internacional da China