China apela ao Japão para que reconheça massacre de Nanquim

O presidente chinês, Xi Jinping, afirmou durante um discurso no dia 28 de março, na Fundação Korber, na Alemanha, que o massacre de Nanquim cometido pelo Japão durante a Segunda Guerra Mundial é uma tragédia na história da humanidade.

Xi disse que é preciso aprender com a história, salvaguardar a paz e a justiça, a fim de evitar uma repetição da tragédia. No entanto, um alto funcionário japonês disse recentemente que o discurso de Xi Jinping num terceiro país não é construtivo e negou o número de vítimas apontado pela China.

A China condena firmemente as declarações japonesas e diz ter muitos documentos históricos e confissões de criminosos de guerra do Japão que podem provar a história da invasão nipônica.

Os documentos históricos são reconhecidos também pela comunidade internacional. O diretor da Pesquisa sobre a História do Massacre de Nanquim, Zhu Chengshan, disse que o massacre de Nanquim é um fato que a comunidade internacional já reconheceu há muito tempo.

Em fevereiro deste ano, foi aprovada na sétima reunião do Comitê Permanente da 12ª Assembleia Popular Nacional da China, uma proposta para o estabelecimento de um dia em celebração da vitória da guerra anti-japonesa e um dia de luto nacional para as vítimas do massacre de Nanquim.

Fonte: Rádio Internacional da China