Marcelino Granja se despede da Secretaria de PE para novos voos

O pré-candidato a deputado estadual pelo PCdoB de Pernambuco e membro do Comitê Central do partido, o engenheiro civil Marcelino Granja se despediu nesta quinta-feira (03) do cargo de secretário estadual de Ciência e Tecnologia, que ocupou durante três anos e três meses.

Legenda: Marcelino Granja discursa durante solenidade de despedida

O 'até logo' aconteceu no auditório do Espaço Ciência, no Recife, e reuniu dezenas de funcionários da secretaria, representantes e dirigentes das instituições que integram a Sectec, parlamentares, estudantes e professores de várias universidades. Marcelino foi substituído no cargo pelo também comunista José Bertotti.

Em seu discurso de despedida, Marcelino disse que “gostaria que a homenagem fosse encarada como uma celebração das conquistas da secretaria nesse período”. Em uma breve avaliação de sua gestão, ele destacou que a Secretaria de Ciência e Tecnologia "articulou esforços e vontades para que a inovação tecnológica e científica contribuísse no desenvolvimento de Pernambuco e para a redução das desigualdades sociais".

Entre os programas da secretaria mencionados pelo então secretário de C&T como bem sucedidos estão o Conexão Cidadã, que leva telefonia móvel e acesso à internet para vilas e povoados do interior de Pernambuco que nunca tiveram esses serviços; o Proupe, que garante 12 mil bolsas estudos de educação superior para alunos das autarquias municipais de ensino; a ampliação e estruturação dos parques tecnológicos; e a interiorização da Universidade de Pernambuco (UPE).
Reconhecimento

O sucesso da gestão comunista frente à pasta foi reconhecido pelos representantes e gestores das empresas, autarquias e órgãos integrantes do sistema de Ciência & Tecnologia do estado, que, em seus discursos, avaliaram como positivo o desempenho da secretaria no período em que foi comandada por Marcelino.

Para o diretor-presidente do Porto Digital, Francisco Saboya, “o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação que hoje nós temos em Pernambuco não existiria sem a capacidade de articulação e diálogo de Marcelino Granja. O que antes era um grupo de instituições atuando isoladamente, hoje é um conjunto com comunicação permanente sob uma política de Estado”.

O reitor da UPE, Carlos Callado, recordou que logo na sua primeira audiência com Marcelino, enumerou todos os itens e problemas que considerava prioritários para a Universidade. “Imediatamente, ele compreendeu a importância de tudo aquilo e, além disso, passou a defendê-los, aperfeiçoando com suas próprias contribuições. Nas discussões com outros setores do governo estadual, mesmo quando recebia um ‘não, ele permanecia alinhado com suas próprias convicções de que a UPE é fundamental para a construção do futuro de Pernambuco”, elogiou. Callado encerrou seu depoimento garantindo que continuará ao lado de Marcelino em “seus futuros desafios”.

Em seguida, Rejane Mansur, secretária regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em Pernambuco, garantiu que Marcelino Granja, “é um homem que "resolve logo o difícil e o impossível deixa para depois. A prova disso foi o papel que ele desempenhou para realizar no Recife a reunião anual da SBPC”, ressaltou.

Criar a Empresa Pernambucana de Comunicação (EPC) e a reestruturação da TV Pernambuco foram outras das realizações de Marcelino Granja que foram celebradas na solenidade. Guido Bianchi, presidente da EPC, destacou que o então secretário de C&T "demonstrou completa afinação e entendimento de uma das discussões mais importantes da sociedade contemporânea, a democratização das comunicações".

Por fim, a deputada federal Luciana Santos definiu Marcelino Granja com uma frase: “Ele é o tipo de militante político que toma conhecimento de um problema complicadíssimo à noite e o resolve de manhã”.

Audicéa Rodrigues, de Recife para o Vermelho