Produção industrial alemã registra aumento mensal

A produção industrial alemã, um dos motores do crescimento nacional, registrou em fevereiro seu quarto mês consecutivo de crescimento, informou nesta segunda-feira (7) o Escritório Federal de Estatística.

O indicador subiu 0,4% superior ao que havia sido previsto pelos analistas, mas inferior ao registrado em janeiro.

Segundo a entidade, as ordens de compra às empresas subiram ao mesmo tempo em que o desemprego manteve-se em baixa.

Os setores de manufaturas, de produção de bens de consumo e o de bens intermediários – utilizados para a fabricação de outros produtos –, também registraram avanços.

Os especialistas estão atentos à divulgação desses dados pelo impacto que poderiam ter no comportamento do Produto Interno Bruto no primeiro trimestre do ano.

Um relatório especializado mostrou recentemente que o clima de consumo se mantém estável na Alemanha, ainda que as pessoas poupem mais ao invés de gastar porque acreditam em um retrocesso na evolução da renda pessoal.

O material, realizado pela empresa de investigação de mercado GfK, declarou que essa situação é considerada uma sombra no horizonte do varejo.

Assim, o indicador avançado de confiança dos consumidores no mês de abril ficou em 8,5 pontos, o mesmo valor que em março estabeleceu um recorde para os últimos sete anos.

A confiança manteve-se em índices altos, graças às boas perspectivas dos cidadãos sobre a evolução da conjuntura e das compras.

Segundo os autores do relatório, as pessoas observam com otimismo o estado da economia alemã devido à estabilidade do mercado, a evolução favorável dos salários e da inflação moderada.

No entanto, as expectativas de renda não puderam ser mantidas em seu nível recorde.

Fonte: Prensa Latina