"Viajar não é mais um privilégio de poucos", afirma Dilma

"A necessidade de investir em nossos aeroportos tornou-se mais urgente devido à mudança por que vem passando o Brasil nos últimos anos, que promoveu uma extraordinária ampliação da classe média", afirmou Dilma Rousseff durante comentário em sua coluna semanal "Conversa com a Presidenta".

Aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro.

A presidenta destaca que "esse novo Brasil, que cresce junto e pela força do trabalhador, exige grandes aeroportos com instalações e infraestrutura condizentes com a posição que o Brasil ocupa na economia mundial".

Ela destaca que essa nova realidade "permite que uma quantidade imensa de pessoas que nunca tinham viajado de avião passasse a fazê-lo. Hoje, este é um meio de transporte do povo brasileiro e, por isso, exigiu, exige e exigirá sempre de nós, um nível de atenção cada vez maior. Viajar de avião não é mais, nem pode ser, um privilégio de poucos brasileiros”.

Dilma explicou que a política de concessões dos grandes aeroportos à iniciativa privada tem como objetivo preparar o país para receber milhões de turistas e para escoar a produção, especialmente a industrial.

“Como resposta ao desafio de transformar radicalmente as condições de funcionamento de cada aeroporto, o primeiro passo foi a licitação do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, em 2011, seguida dos aeroportos de Brasília, Viracopos e Guarulhos em São Paulo, em 2012. Nos últimos dez dias, tive a satisfação de estar presente à assinatura dos contratos de concessão dos aeroportos do Galeão-Tom Jobim, no Rio de Janeiro, e Tancredo Neves, em Confins, Minas Gerais. Com isso totalizamos até agora a concessão da operação em seis aeroportos”.

Com informações do Blog do Planalto