Mais de 7 milhões de pessoas morrem anualmente de câncer

Este 8 de abril marca o Dia Mundial de Combate ao Câncer, nesta data as organizações voltadas para o combate e conscientização em torno da doença buscam desenvolver atividades e campanhas para educar a população e pressionar governos em todo o mundo para que se mobilizem pelo controle do câncer. Atualmente é a segunda doença que mais mata as pessoas no Brasil, em especial câncer de pele.

Dia mundial de combate ao câncer - Reprodução

O câncer é responsável por 13% do total de óbitos no mundo, isso significa que mais de 7 milhões de pessoas morrem anualmente devido à doença. Este ano, no Brasil, o câncer que mais atingirá as mulheres será o de mama, cerca de 20,8% dos casos, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca). Em 2011, foram 13.225 mortes, segundo o Sistema de Informações de Mortalidade do instituto.

Neste sentido, o câncer constitui um problema de saúde pública, principalmente para países em desenvolvimento. O instituo afirma que no Brasil a distribuição dos diferentes tipos de câncer sugere uma transição epidemiológica em andamento.

O Dia Mundial de Combate ao Câncer foi criado pela Organização Mundial da Saúde para que organizações ao redor do planeta se reúnam para ajudar na prevenção e dar força aos pacientes que lutam com o câncer.

Da redação do Vermelho, com agências