A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Tag: saúde da mulher

Investimento recorde reforça ciência a serviço da saúde feminina

Com R$ 60 milhões para pesquisas sobre endometriose e dor pélvica, Luciana Santos defende a ciência como resposta a um problema que afeta milhões de brasileiras.

Bolsa Família reduz mortes de mães e crianças, aponta Fiocruz

Síntese de uma década de pesquisas associa o programa à queda de até 31% na mortalidade materna e de 16% nas mortes de crianças menores de cinco anos

Justiça obriga Nunes a retomar aborto legal em São Paulo

Decisão em segunda instância confirma violação de direitos e obriga prefeitura a restabelecer atendimento no Vila Nova Cachoeirinha.

Lula sanciona lei histórica para zerar filas no SUS

Com foco no Outubro Rosa, governo federal também anunciou 28 carretas de saúde da mulher; as unidades móveis atuarão em 22 estados, com investimento de R$ 18,9 milhões

Com novo programa, Brasil avança no direito à dignidade menstrual

Iniciativa vai atender 8 milhões de pessoas, com foco em estudantes de baixa renda, pessoas em situação de rua, vulnerabilidade extrema ou em privação de liberdade

Conferência Nacional Livre de Saúde das Mulheres mobiliza para a 17ª CNS

Conferência Jaqueline Góes acontece em 28 de maio, dia em que se visibiliza a luta contra a mortalidade materna, de forma híbrida, com plenária presencial no Rio de Janeiro.

Câncer de Mama: doença causou 50 mortes por dia em 2021

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que, a cada ano, sejam diagnosticados mais de 66.280 novos casos da doença no país

Médica Fátima Oliveira deixou legado de uma saúde pública antirracista

Formada para cuidar do povo. Foi assim a trajetória da Dra. Fátima Oliveira que dedicou a vida a denunciar as desigualdades no acesso da população negra à saúde pública.

Bolsonaro tem obsessão em retirar direitos das mulheres

Se depender do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL), a vida das mulheres brasileiras será um transtorno sem fim. Parece que Bolsonaro tem uma obsessão em retirar qualquer avanço dos direitos das mulheres.

Por Alexandre Padilha*

Outubro Rosa: Prevenir o câncer, investir na saúde da mulher 

Desde os anos 1990, o Outubro Rosa vem chamando a atenção para a necessidade de maior atenção à saúde da mulher. O mês foi associado a essa cor para reforçar o controle do câncer da mama, o segundo de maior incidência sobre as mulheres no Brasil e no mundo, só atrás do câncer de pele não melanoma.

Por Marcos Aurélio Ruy

Governo do Maranhão realiza Caravana da Saúde em São Luís

Foco da ação é conscientizar e combater o câncer de colo de útero no estado

Respeitar, acolher e cuidar da paciente que passou por um abortamento

Especializado no atendimento a gestantes e bebês de médio e alto risco, o Hospital da Mulher Heloneida Studart (HMHS), em São João de Meriti, é a principal unidade de referência da Baixada Fluminense (RJ), cuja população é de 3,73 milhões de habitantes. O número de mulheres atendidas com complicações graves e com abortamento tem aumentado nos últimos anos, de acordo com a ex-diretora do hospital, a ginecologista Ana Teresa Derraik.

Por Paula Guimarães, no Catarinas

1 2 3 9