João Vicente Goulart fala sobre 50 anos do golpe em São Paulo

João Vicente Goulart (filho do ex-presidente Jango) participa ao vivo nesta quarta-feira (9) do programa Câmara Aberta Sindical, às 20h, na TV Aberta de São Paulo. No mês em que o golpe militar de 1964 completa 50 anos, o tema da entrevista será Atualidade das Reformas de Base – um dos assuntos favoritos do ex-presidente Jango. Na quinta (10), é a vez do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé receber Goulart para uma coletiva com blogueiros e veículos alternativos às 11h.

João Vicente Goulart em eventos sobre 50 anos do golpe em SP - Reprodução

Goulart deve comentar ainda o período marcado por implacável supressão de direitos civis e brutal repressão política, além de falar sobre a reconstituição da história política e da biografia pessoal de Jango. O filho do líder político deposto em 1964 tinha apenas sete quando tudo aconteceu, por isso é o principal interessado na apuração das reais causas da morte do pai, quando exilado na Argentina.

Também na quinta-feira (10), a partir das 14h30, Goulart tem encontro marcado com sindicalistas no Sindicato dos Jornalistas de São Paulo. Dentre os temas discutidos está a explicação de "O que é o Instituto João Goulart e quais os seus objetivos".

Jango foi um político o 24° presidente do Brasil (1961-1964), ele assumiu após a renúncia de Jânio Quadros. Sofreu um golpe de Estado, que estabeleceu um regime autoritário e nacionalista, politicamente alinhado aos interesses dos Estados Unidos. João Goulart morreu, oficialmente, vítima de um ataque cardíaco, no município argentino de Mercedes, em 6 de dezembro de 1976. No entanto, alguns suspeitam que João Goulart tenha sido assassinado por agentes da Operação Condor. O regime militar no Brasil durou até 1985.

Abaixo o convite dos eventos com mais informações:

Da redação do Vermelho