Inflação que reajusta aluguel desacelera o ritmo em abril

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), que mede a inflação aplicada aos contratos de aluguel, desacelerou a alta a 0,72% na primeira prévia de abril, ante 1,16% no mesmo período de março, favorecido pelos preços no atacado. O dado divulgado nesta quarta-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV) mostrou também desaceleração em relação ao resultado final de março, de um avanço de 1,67%.

Foto: Reprodução das Mídias Sociais

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede a variação dos preços no atacado e responde por 60% do índice geral, teve alta de 0,80% na primeira prévia de abril, ante alta de 1,55% em igual período de março. Já o Índice de Preços ao Consumidor, com peso de 30% no índice geral, acelerou a alta para 0,65%, ante 0,51% na primeira prévia de março.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), por sua vez, registrou avanço de 0,35%, após 0,21% na primeira apuração do mês anterior. O INCC responde por 10% do IGP-M. O mercado aguarda agora a divulgação nesta quarta-feira dos dados do mês passado do IPCA, depois de sua prévia, o IPCA-15, ter mostrado pressão dos preços dos alimentos, avançando 0,73% em março e acumulando 5,90% em 12 meses.

O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de energia elétrica e aluguel de imóveis. A primeira prévia de abril do IGP-M calcula as variações de preços no período entre os dias 21 e 31 do mês de março.

Meio feriado

Na tentativa de reter o consumo e facilitar o acesso do público à Copa do Mundo, os bancos poderão alterar o atendimento das agências, reduzindo o funcionamento para quatro horas mínimas durante os jogos da seleção brasileira no campeonato mundial que começa em junho, informou o Banco Central nesta quarta-feira.

De acordo com comunicado, as agências estão dispensadas de cumprir a carga obrigatória de cinco horas diárias. Para informar ao público, as agências deverão afixar em suas dependências aviso sobre o horário de funcionamento em dias de jogos com pelo menos dois dias úteis de antecedência.

Na semana passada, o governo federal descartou feriado nacional durante os jogos do Brasil, mas decidiu que seus servidores serão dispensados a partir das 12h30. Pela Lei Geral da Copa, feriados municipais e estaduais devem ser decididos por cada ente da federação, e não pela União.

Em 12 de junho, na abertura do Mundial, o Brasil jogará contra a Croácia em São Paulo, às 17h. Ainda pela primeira fase, em 17 de junho, a seleção brasileira jogará contra o México em Fortaleza, às 16h. Em 23 de junho, a partida será contra Camarões em Brasília, às 17h.

Fonte: Correio do Brasil