Festival literário mexicano ocorre neste final de semana

Mais de 70 editoras alternativas de narrativa e poesia participam neste final de semana (12 e 13) do Terceiro Festival de Literatura ao Ar Livre, com sede no Centro Histórico da capital mexicana.

Durante dois dias, o público nacional e estrangeiro poderá desfrutar das propostas de meia centena de escritores, bem como as homenagens a três grandes autores deste país no centenário de seus nascimentos: Octavio Paz (1914-1998), Efraín Huerta (1914-1982) e José Revoltas (1914-1976).

Segundo os organizadores do evento cultural, que tem como título “Poesia por Primavera”, também serão feitas leituras de obras de outros importantes criadores como José Emilio Pacheco e o argentino Juan Gelman, ambos falecidos em janeiro último.

Esta será a primeira ocasião em que o evento literário se prolonga por todo o fim de semana, e como proposta especial para o público leitor as editoras participantes realizarão a venda de textos em oferta.

Ricardo Bautista, diretor de Promoção e Difusão do Fideicomisso Centro Histórico da Cidade de México, celebrou a convocação e destacou a férrea vontade dos selos alternativos, que apesar da era digital seguem apostando nos livros.

Ao oferecer detalhes do festival, Batista referiu-se à vocação literária do México, um país onde se realizam reconhecidos acontecimentos das letras durante todo o ano, os quais mobilizam centenas de milhares de pessoas em diferentes estados do país.

O propósito desta atividade em particular é promover a nova poesia feita na nação latino-americana, com a presença de diferentes gerações de escritores, bem como difundir o trabalho das casas editoriais independentes.

Prensa Latina