Governo brasileiro se manifesta sobre incêndio no Chile

Em nota divulgada nesta segunda-feira (14) pelo Ministério das Relações Exteriores, o governo brasileiro presta solidariedade às vítimas do incêndio que atinge a cidade de Valparaíso, no Chile. "O governo brasileiro recebeu com consternação a notícia do incêndio que, desde sábado (12), atinge a cidade", tendo provocado pelo menos 11 mortes e a retirada de cerca de 11 mil pessoas, diz a nota.

Governo manifesta solidariedade às vítimas do incêndio no Chile - AFP

"Ao solidarizar-se com as famílias das vítimas e com o governo e o povo chilenos, o governo brasileiro expressa profundo pesar pelas perdas humanas e materiais", acrescenta.

Além de 11 mortos, o incêndio já deixou cerca de 10 mil desalojados e destruiu 800 hectares e 1,2 mil casas. Nesse domingo, chegaram a ser anunciados 16 mortos, mas os números foram revistos pelas autoridades chilenas para 11. Cerca de 1,5 mil bombeiros tentam dominar novos focos de incêndio, provocados pelo vento, que só deverão diminuir a partir desta manhã.

O incêndio de grandes proporções que avança pelas colinas da cidade chilena de Valparaíso começou no último sábado (12). O governo decretou zona de catástrofe na região. A presidenta Michelle Bachelet está na cidade para acompanhar os trabalhos das autoridades.


Fonte: Agência Brasil