Estudantes mineiros apoiam greve de servidores na UFJF

Estudantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), da UNE e da União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais (UEE-MG) junto com os técnicos administrativos da instituição – em greve desde março – fecharam o prédio da Reitoria e das Pró-Reitorias da UFJF das 6h da manhã às 14h desta terça-feira (15). O ato foi para pressionar o reitor da instituição, Henrique Duque, a atender os grevistas e os estudantes.

UFJF - Tribuna de Minas

De acordo com os alunos desde o início da greve, o DCE tenta agendar reunião com o reitor para tratar da alimentação dos alunos, que estão sem o Restaurante Universitário por causa do movimento grevista. A intenção é ainda que ele negocie com os funcionários. Após um mês de greve dos servidores, o reitor ainda não os recebeu, além de ter faltado à última reunião com o Comando Local de Greve marcada para o último dia 10 de abril.

Na terça mesmo às 13h, foi realizada uma segunda reunião dos estudantes na universidade, convocada pelo DCE, para debater o assunto. Intitulada “E aí, Reitor? Eu preciso do RU, você não! Vai me levar para almoçar no Salsa Parrilla?”, a reunião contou com a presença de mais de 150 alunos, que fecharam o trânsito no campus simbolicamente após o encontro. O título do evento faz referência ao restaurante privado instalado no campus, que serve refeições ao custo absurdo de R$56,90 o quilo, onde de acordo com os estudantes Pró-Reitores, Pró-Reitoras, diretoras e diretores almoçam normalmente, enquanto os e as estudantes estão sem alternativas aos RUs fechados.

“Nós, estudantes, precisamos que o reitor, que é quem gere e paga as contas da universidade com o orçamento público, garanta a nossa permanência, o que é obrigação da universidade, e não que ele fique somente em Brasília e alegando à imprensa que precisa ser provocado para fazer alguma coisa, de maneira à sempre se esquivar de suas responsabilidades”, ressaltou Laiz Perrut, coordenadora do DCE.

Na reunião de ontem, definiu-se que será convocado novo ato pelo Conselho de Centros e Diretórios Acadêmicos da UFJF.

A greve

Os Técnicos Administrativos em Educação da UFJF estão em greve por tempo indeterminado desde o dia 17 de março. Dentre as ações deliberadas pela categoria, há pontos que interferem diretamente no dia-a-dia na universidade: as bibliotecas estão fechadas, bem como os Infocentros e a Central de Atendimento. Além disso, os ônibus internos da UFJF não estão circulando, e não estão sendo liberados transportes para eventos e outras solicitações da comunidade acadêmica. Em Governador Valadares, salas estão trancadas e datashows foram recolhidos. E a situação mais é grave é com os Restaurantes Universitários de Juiz de Fora estão fechados completamente desde o início do movimento grevista. “As aulas não foram interrompidas, os estudantes continuam tendo que cumprir as agendas da universidade com todas essas adversidades”, destacou Igor Foster da União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais (UEE-MG).

De acordo com Mateus Coelho diretor de comunicação do DCE da UFJF, o Diretório apoia a greve e se solidariza com a categoria por compreender a importância da mobilização para a melhoria da educação pública superior na instituição. “Entretanto, enquanto entidade representativa das e dos estudantes, afirma que não pode deixar de reivindicar e medir esforços para garantir os interesses e direitos das alunas e alunos da UFJF”, afirmou.

Fonte: UNE