Uruguai investiga mortes de italianos por ações do Plano Condor

O governo uruguaio está trabalhando em processos judiciais abertos em tribunais da Itália contra 16 repressores uruguaios, acusados da morte de vários cidadãos de origem italiana durante a ditadura militar do país (1973-1985).

Operação Condor - EBC

O chanceler Luís Almagro, durante reunião realizada com organismos defensores dos direitos humanos e de familiares de vítimas da repressão, informou, nesta terça-feira (15), como está o andamento do chamado procedimento principal Plano Condor, de coordenação de forças repressivas das ditaduras do Cone Sul nos anos 1970.

Almagro apresentou as ações em instâncias judiciais de Roma e Itália, em outubro e novembro de 2013. O Estado Uruguaio, que se assumiu como parte Civil, forneceu "documentos de elevada sensibilidade". Ele reiterou também sua total disposição em manter informados os familiares e a sociedade civil sobre a evolução destes processos.

Leia também:
Julgamento do Plano Condor pode afetar leis de anistia na AL
EUA operam hoje nos moldes do Plano Condor

Estiveram presentes na reunião com o chanceler diretores da Secretaria de Direitos Humanos para o Passado Recente, a Instituição Nacional de Direitos Humanos, a Comissão de Direitos Humanos do Parlamento, e a Associação de Mães e Familiares de Uruguaios Presos e Desaparecidos, entre outros.

Fonte: Prensa Latina