Vanessa quer participação de estudantes em conferências do clima 

A Comissão de Meio Ambiente do Senado vai analisar projeto que incentiva a participação de estudantes do ensino médio nas reuniões da Conferência das Partes (COP) da Convenção-Quadro das Nações Unidas Sobre Mudança do Clima. Proposto pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), o texto prevê a criação do Programa de Conscientização Ambiental para o Futuro, que selecionará estudantes e custeará as despesas para participação dos jovens nas reuniões anuais da Conferência das Partes.  

 A formação de uma consciência pública sobre a necessidade de preservação da qualidade ambiental e do equilíbrio ecológico é um dos objetivos da Política Nacional do Meio Ambiente, instituída por lei. Uma das mais destacadas questões ambientais na atualidade associa-se aos cenários de mudanças climáticas, que fundamentaram a celebração da Convenção-Quadro das Nações Unidas Sobre Mudança do Clima, após a Conferência Rio-92.

Anualmente, realizam-se as Conferências das Partes (COP) da Convenção-Quadro, em diferentes cidades das nações que ratificaram essa Convenção. Trata-se de reuniões de que participam os mais diversos setores da sociedade, com destaque para a presença dos jovens, viabilizada por programas instituídos em seus países. A próxima, COP 20, será realizada em novembro em Lima, no Peru.

“Considerando o fato de que os jovens enfrentam maior dificuldade para custear sua participação nessas reuniões internacionais por não disporem de renda própria, sugerimos a criação do Programa de Conscientização Ambiental para o Futuro, no âmbito do Senado Federal”, explica a senadora.

O Programa toma como referência o Programa Jovem Senador e tem por objetivo principal premiar os estudantes classificados nas três primeiras colocações no concurso nacional de redação promovido pelo Senado sobre temas ligados à questão das alterações climáticas.

“Acreditamos que, desse modo, esta Casa contribuirá efetivamente para a formação de novos líderes que protagonizem soluções para questão tão complexa, que envolve o cerne das economias e o estabelecimento de novos padrões de produção e consumo, o que inclui menor emissão de gases causadores do efeito estufa”, diz Vanessa.

De Brasília
Márcia Xavier