China insta premiê japonês a evitar tensões na região

A porta-voz da Chancelaria chinesa, Hua Chunying, instou o Japão a esclarecer a sua real intenção de reforçar a presença militar na região. O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, afirmou que a China quer mudar a atual conjuntura na zona do Mar do Sul e do Leste, mas Hua, que deu declarações à imprensa nesta sexta-feira (18), disse que o Japão deveria dedicar-se mais à preservação da paz e da estabilidade regional.

Ilhas de Diaoyu - Reuters

Em resposta a Abe, a porta-voz do Ministério chinês das Relações Exteriores disse, em coletiva de imprensa, que a China vai insistir na resolução das disputas pela via do diálogo, e que "a posição do líder japonês é uma transferência das contradições internas do país."

Hua afirmou que o governo chinês tem expressado a sua posição sobre a militarização na região do Mar do Sul e do Leste. "A China sempre mantém uma atitude calma e quer resolver as disputas por via do diálogo. Ao mesmo tempo, o país não vai desistir de proteger a sua integridade territorial."

Segundo a porta-voz chinesa, qualquer ação militar do Japão chama a atenção de toda Ásia, visto o passado bélico do país e o seu histórico de invasões. Os líderes nipônicos vêm divulgando na comunidade internacional a teoria da ameaça regional por parte da China e acelerando o aumento da sua capacidade militar.

Hua pediu ao Japão para que "aprenda com a história, persista no caminho de desenvolvimento pacífico, respeite as preocupações dos países vizinhos e se dedique mais à preservação da paz e da estabilidade regional."

Com informações da Rádio China Internacional