Relançados no Ceará revista e livro sobre os 50 anos do golpe

A Fundação Maurício Grabois em parceria com a Associação 64/68 Anistia, relançam, nesta sexta-feira (25/04), duas publicações que resgatam opiniões, história e depoimentos relativos aos 50 anos do Golpe Militar. O encontro que acontece a partir das 19h, no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, faz parte da programação de atividades alusivas ao período negro da história do Brasil.

A edição 129 da Revista Princípios apresenta uma coletânea de artigos e entrevistas que resgatam a história e analisam os significados do Golpe de 1964. Já o "Livro Negro da Ditadura Militar" é um livro-denúncia inteiramente pesquisado, escrito, impresso e distribuído na clandestinidade, pela Ação Popular (AP), em 1972,  no período de repressão e agora reeditado pela Editora Anita Garabaldi. Seu relançamento em Fortaleza, contará com a participação do jornalista Bernardo Joffily, um dos responsáveis por sua publicação à época.

Benedito Bizerril, membro da Fundação Maurício Grabois no Ceará, destaca a importância de mais estes lançamentos realizados pela instituição no Estado. “Tanto a revista quanto o livro objetivam aprofundar as discussões acerca daquele período. Este é o instante apropriado para repensar os fatos que aconteceram e como se desenvolveram, culminando no processo democrático que precisa ainda ser aprofundado”, avalia.

Ainda segundo Bizerril, é oportuno que as novas gerações conheçam os fatos para que acontecimentos como este não voltem a acontecer. “Surge a necessidade do resgate histórico e com isso, o ajuste da Lei da Anistia. Torturadores continuam impunes apesar dos crimes hediondos contra a humanidade, que deveriam ser imprescritíveis. Lançamentos e debates sobre o assunto são importantes por ter este papel de apresentar o passado recente, seus efeitos além de ratificar o valor da liberdade e da democracia”, ratifica.

Serviço

Relançamento da Edição 129 da Revista Princípios e do Livro Negro da Ditadura Militar

Data: Sexta-feira (25/04)
Hora: a partir das 19h
Local: Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Realização: Fundação Maurício Grabois e Associação 64/68 Anistia

De Fortaleza
Carolina Campos