Próximo plano quinquenal da China destacará proteção ambiental

O próximo plano quinquenal da China promoverá com esforço maior o progresso ecológico, afirmou nesta quarta-feira Xu Lin, chefe de um departamento da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (CNDR), principal órgão de planejamento econômico do país.

As pessoas prestam atualmente mais atenção à qualidade de vida e têm demandas elevadas, e o 13º Plano Quinquenal não as ignorará, indicou Xu, chefe do departamento de planejamento de desenvolvimento da comissão.

A maioria dos setores vem operando bem para atender às metas estabelecidas pelo 12º Plano Quinquenal, segundo Xu.

No entanto, os progressos na poupança de energia e proteção ambiental não são satisfatórios de acordo com uma avaliação oficial sobre o 12º Plano Quinquenal. Mas a CNDR, os departamentos do Conselho de Estado e governos locais estão tomando várias medidas nesse sentido, destacou Xu.

Na última quinta-feira, a comissão anunciou que começou formulando o 13º Plano Quinquenal, que cobrirá os anos de 2016 até 2020, com prioridade em reformas aprofundadas e crescimento econômico.

O plano quinquenal elaborou um quadro econômico e sociopolítico para o país, que necessita ser aprovado pela Assembleia Popular Nacional, a mais alta legislatura chinesa. O 12º Plano Quinquenal do país abrange os anos de 2011 a 2015.

Fonte: Xinhua