Dino discute Programa de Governo com população do Baixo Parnaíba

O pré-candidato a governador Flávio Dino (PCdoB) apresentou à população de Santana do Maranhão, Paulino Neves e Tutoia a proposta inicial de Programa de Governo apresentada na última quarta (23) em coletiva de imprensa em São Luís.

Flávio Dino mostra ações de turismo

 O movimento Diálogos pelo Maranhão fez mais um final de semana em debates com a população. De volta à Região do Baixo Parnaíba, o pré-candidato a governador Flávio Dino (PCdoB) apresentou à população de Santana do Maranhão, Paulino Neves e Tutoia a proposta inicial de Programa de Governo apresentada na última quarta (23) em coletiva de imprensa em São Luís.

O desenvolvimento social, o estímulo à produção e ao turismo da região foram defendidos por Flávio Dino durante as edições do movimento Diálogos nesta sexta (25). Reunindo movimentos sociais e classe política de dezenas de cidades da região, Flávio Dino ouviu as principais demandas da população de cada município. Representantes dos trabalhadores rurais, pescadores, professores, religiosos e trabalhadores da Saúde discutiram formas de investir em desenvolvimento social para a população do Baixo Parnaíba.

Em Santana do Maranhão, o incremento à produção agrícola e a falta de professores nas escolas foram temas levantados pela população local como os mais urgentes de serem resolvidos. Dino afirmou que a Educação deve ser a prioridade para um Governo que tenha visão de longo prazo para o desenvolvimento do Maranhão. “Sou professor e conheço o dia-a-dia da sala de aula; essa experiência de vida me mostrou que a Educação é a maior prioridade de um Governo que pensa no futuro,” disse.

Representantes do município relataram ainda a situação dos maranhenses que precisam sair do estado para buscar oportunidades em outros municípios. “A realidade dos maranhenses não é fácil. Precisamos gerar riquezas internamente incentivando a produção e fazer com que ela chegue à casa das pessoas,” disse o pré-candidato a senador, Roberto Rocha (PSB).

As propostas para o Desenvolvimento do Maranhão foram defendidas por diversas lideranças que acompanharam a comitiva do movimento Diálogos. O deputado estadual Raimundo Cutrim (PCdoB) relembrou pontos importantes das 53 propostas da prévia do Programa de Governo apresentado por Flávio Dino. Os pontos relacionados ao desenvolvimento social e à Segurança Pública foram destacados pelo parlamentar.

Os deputados Bira do Pindaré (PSB) e Domingos Dutra (SDD) acompanharam a reunião em Santana, além de vereadores, presidentes de sindicatos e lideranças locais.

Turismo e Desenvolvimento em Paulino Neves e Tutoia
Cidades conhecidas por seu grande potencial turístico e pesqueiro, Paulino Neves e Tutoia também foram visitadas pela comitiva do movimento Diálogos pelo Maranhão. Os municípios ficam no litoral leste maranhense e são a porta de entrada para os turistas que visitam a Rota das Emoções, nos litorais do Ceará, Piauí, Maranhão e chegando até os Lençois Maranhenses.

O exemplo de Tutoia é emblemático para o Maranhão. Os turistas que vêm do Ceará e Piauí pelo litoral têm como primeiro contato com o estado as cidades do litoral Leste. Para incrementar a organização do turismo no estado, são necessárias a promoção da infraestrutura portuária e das cidades. Estes foram alguns dos apelos feitos pelo prefeito de Paulino Neves, Raimundo Lídio, que acompanhou as visitas feitas às cidades do litoral Leste.

Assim como estas, questões ligadas ao cotidiano da população da cidade foram amplamente debatidas durante os debates do movimento Diálogos. Vereadores e representantes de entidades civis destacaram a falta d’água diária nas casas do município, bem como a dificuldade no atendimento hospitalar.

O vereador José Orlando (PSB) falou sobre a esperança em dias que o Maranhão conseguirá desenvolver suas potencialidades, tanto interna quanto externamente. Promovendo políticas públicas para a população residente e investindo no potencial turístico do litoral e dos Lençóis Maranhenses, é possível trazer mais desenvolvimento a quem mora no Maranhão e incentivar a vinda de mais turistas ao estado.

Durante os debates, Dino afirmou que grande parte das políticas públicas que ainda não são implementadas no estado poderão passar a existir com a existência de um Governo que combata fortemente a corrupção. Para isso, Dino apresenta como proposta a criação da Secretaria da Transparência e Controle do Estado: “Dizer não à impunidade é dizer sim ao desenvolvimento,” afirmou em Tutoia.

A caravana seguiu durante o fim de semana para os municípios de Buriti, Duque Bacelar e Timon, com a presença dos deputados federais Simplício Araújo (SDD), Waldir Maranhão (PP) e Domingos Dutra (SDD); e dos deputados estaduais Raimundo Cutrim (PCdoB), Othelino Neto (PCdoB), Bira do Pindaré (PSB) e Marcelo Tavares (PSB).