Ato público e exposição lembram vítimas de acidentes do trabalho 

As atividades para marcar o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, em Brasília, começou com Ato Público em frente ao Ministério do Trabalho, às 9 horas desta segunda-feira (28), com Cerimônia das Velas em memória das vítimas de acidentes de trabalho e abraço simbólico ao prédio, em protesto pelas precárias condições de trabalho e pequeno número de Auditores-Fiscais e Servidores Administrativos. 

Ato público e exposição lembram vítimas de acidentes do trabalho

Em seguida, às 12 horas, o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait), abriu a Mostra Fotográfica “28 de Abril – Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”, na Câmara dos Deputados.

Em 20 painéis, o Sindicato mostra as situações de perigo a que os trabalhadores estão expostos e como agem os Auditores-Fiscais do Trabalho para proteger os trabalhadores. E apresenta números da verdadeira epidemia de acidentes de trabalho e suas consequências e chega à conclusão de que o Brasil precisa de mais Auditores-Fiscais do Trabalho para proteger os trabalhadores.

A exposição tem cenas fortes de trabalhadores acidentados e também retrata situações que os Auditores-Fiscais encontram nas ações fiscais do dia a dia. E lembra ainda que acidentes de trabalho atingem também os servidores públicos, utilizando o emblemático caso da Chacina de Unaí, em que os Auditores-Fiscais do Trabalho Eratóstenes de Almeida Gonsalves, João Batista Soares Lage e Nelson José da Silva e o motorista Ailton Pereira de Oliveira foram assassinados em serviço, quando estavam a caminho de uma fiscalização em fazenda do município.

Rosa Jorge, presidente do Sinait, comenta que as atividades e, em especial, a Mostra Fotográfica, são um alerta para o governo e a sociedade. “Não podemos seguir convivendo com mais de 700 mil acidentes de trabalho por ano como se fosse uma coisa normal. Não é. Nos angustiamos ao constatar que podemos fazer muito mais do que estamos fazendo se o contingente da Auditoria-Fiscal do Trabalho for maior. Estamos gritando para o governo e para a sociedade a nossa angústia”, diz ela.

O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, 28 de abril, foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2003, para promover a reflexão sobre saúde e segurança no trabalho. A data está ligada ao acidente que vitimou 78 trabalhadores de uma mina no Estado da Virgínia (EUA) em 1969. No Brasil, a celebração foi iniciada em 2005.

Serviço:
A exposição no Espaço Mário Covas pode ser visitada na segunda (28) e na terça-feira (29), das 9 às 18 horas.

Da Redação em Brasília
Com informações do Sinait