Chanceler russo viaja a Cuba para reforçar vínculos bilaterais

 O chanceler russo, Serguei Lavrov, viajou nesta segunda-feira (28) a Cuba para uma visita oficial de dois dias, que tem como objetivo fortalecer os vínculos bilaterais em diferentes áreas da cooperação, segundo informou a agência Prensa Latina. Como parte da agenda de visita, Lavrov terá conversações com o seu homólogo cubano, Bruno Rodriguez.

Um comunicado emitido pelo Ministério de Relações Exteriores de Cuba informou que “a visita a Havana, é parte de uma viagem de trabalho que efetuará o chefe da diplomacia russa por varias nações de América Latina”.

Lavrov, segundo a nota oficial, “vai analisar temas da atualidade internacional e regional, tendo em vistas aprofundar a discussão sobre as problemáticas da agenda mundial, além de outros assuntos relativos à cooperação bilateral”.

De acordo com a Prensa Latina, durante o encontro também serão revisados os acordos assinados pelos presidentes de ambos os países durante a visita de Raúl Castro a Moscou em julho de 2012.

Em sua visita à ilha caribenha em 2013, Lavrov afirmou que a associação estratégica da Rússia com Cuba responde aos interesses dos dois governos e povos. Na época, Lavrov qualificou as relações bilaterais de “excelentes”, uma vez que que contam com uma grande tradição de amizade.

Segundo o chanceler russo, “a cooperação com Cuba, velho amigo e sócio confiável, sustenta-se na Declaração sobre os princípios das relações entre a Federação da Rússia e a República de Cuba e o memorando da colaboração estratégica”, assinados em 1996 e 2009 respetivamente.

Da redação do Vermelho,
Com informações da Prensa Latina