Deputado critica Aécio Neves e proposta de acabar com Mercosul 

O deputado Fernando Ferro (PT-PE) registrou, em discurso no Plenário da Câmara, que os ataques à Petrobras visam atender interesses externos. Ele citou recente fala do senador Aécio Neves (PSDB-MG) que defendeu o fim do Mercosul e que “revela que ele na verdade é um dos adeptos da antiga Alca — Área de Livre Comércio das Américas”. 

Fernando Ferro lembrou que a Alca teve um paralelo para o Nafta e para o México e, atualmente, os últimos levantamentos mostram o quão prejudicial foi a submissão do México àquele tratado de livre comércio. O México perdeu poder e aumentou o desemprego.

“Houve um aumento de 14,3 milhões abaixo da linha pobreza daquele país. Houve destruição da agricultura familiar que implicou em mais de quatro milhões de empregos sendo destruídos. Do México, 4,5 milhões de mexicanos imigraram para os Estados Unidos e, hoje, são 12,5 milhões, por conta da crise gerada nesse País”.

Para ele, se o Brasil tivesse entrado na Alca, estaria no mesmo caminho. “Foi graças à ação do Presidente Lula e do Governo que impedimos essa ação criminosa contra a economia do País. A Alca teria sido uma triste iniciativa para os interesses nacionais, como prova o acontecido com o México.

“Então, nós queremos aqui registrar que o Brasil, mesmo numa crise mundial da economia, é um País que reduziu as taxas de desemprego, que ainda tem o terceiro crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) entre as nações no ano de 2013 e está numa situação muito melhor do que a maioria dos que estão nos criticando”, concluiu Ferro.

Da Redação em Brasília
Com PT na Câmara