Manaus: PCdoB intensifica preparação para a batalha eleitoral

 O Comitê Municipal do PCdoB-Manaus reuniu no último sábado para debater conjuntura política, balanço da implementação da III Etapa da Revisão Organizativa e eleger seu secretariado.

pcdob manaus

A reunião contou com a participação de membros do Comitê Estadual que residem em Manaus, especialmente do presidente estadual do PCdoB-AM, Eron Bezerra, a quem coube apresentar o ponto de Conjuntura Política.

O aspecto mais tratado neste ponto foi sobre as metas e a tática eleitoral a ser adotada pelo
PCdoB-AM. Eron reafirmou a convicção da direção estadual em ter chapa própria para a disputa
proporcional estadual e que a definição sobre termos chapa própria ou não para deputado federal vai ficar para mais adiante, bem como, sobre quem vamos apoiar para as disputas ao Governo do Estado do Amazonas e ao Senado Federal.

“Em nosso campo, composto pelos partidos que compõem a base aliada da presidenta Dilma, temos dois candidatos ao Governo do Estado, Eduardo Braga (Senador pelo PMDB e líder do governo Dilma no Senado) e José Melo (do Pros, que é o atual governador do Amazonas). Conversaremos com ambos e decidiremos em junho”, declarou Eron Bezerra em sua intervenção na reunião Balanço da Revisão Organizativa.

A fase atual da revisão organizativa do PCdoB na capital do Amazonas busca preparar o partido
para o sucesso na disputa eleitoral de 2014. Para isso, foca nos meses de abril e maio, na realização dos Fóruns Zonais de Quadros Intermediários e de Base. O objetivo é municiar centenas de militantes sobre as peculiaridades dessa disputa e apresentar o diferencial que faz do PCdoB uma opção para ampliar os direitos do povo.

De acordo com o presidente municipal do PCdoB em Manaus, Antonio Levino, o sucesso do
desempenho eleitoral do partido está ligado a sua estrutura organizativa. “Estamos convencidos de que o melhor para o Partido não é desmontar sua estrutura organizativa durante o processo eleitoral, ao contrário, entende como indispensável ao sucesso do projeto eleitoral o funcionamento dela”, destacou.

Os desafios para isso, no entanto, não são dos menores. O PCdoB é o maior em número de filiados no estado do Amazonas, com mais de 20 mil camaradas espalhados em 62 municípios. São mais de 13 mil filiados apenas em Manaus. Uma parte desses, participarão dos Fóruns Zonais de Quadros Intermediários e de Base a serem realizados ao longo dos meses de abril e maio.

Para organizar e transformar filiados em militantes, o comitê municipal iniciou há três anos uma
revisão organizativa. Na primeira etapa, foi feito um levantamento para identificar e sistematizar todo o banco de dados de filiados, para conhecer detalhadamente onde se encontravam os filiados.

Na segunda, aprovada na terceira conferência municipal, realizada em 2011, diversos ajustes foram aprovados, guiados pela necessidade de melhor organizar os filiados e garantir a intervenção do partido em todas as zonas de uma cidade que cresce vertiginosamente.

Agora, nessa terceira etapa, a atenção se volta para duas grandes questões: fazer ajustes na
segunda etapa e enfrentar a batalha eleitoral de 2014 com base nas diretivas dos sétimo e oitavo Encontro Nacional sobre Questões de Partido.

A estrutura orgânica do PCdoB-Manaus conta com 34 Comitês Auxiliares. São 18 comitês de
tipos geográficos que cobre toda a cidade, 5 comitês de categorias de trabalhadores (Metalúrgico/Estivadores/Operários da Construção Civil, Petroleiros/Químicos, Vigilantes, Urbanitários, Rodoviários/Taxistas/Mototaxistas), 8 comitês setoriais (Educação, Agrário, Esporte, Segurança, Pesquisadores, Profissionais Liberais, Saúde e Servidores Públicos) e 3 Universitários (um para cada rede, federal, estadual e particular).

Além dos comitês, a referida estrutura conta com 4 coletivos de frentes de atuação (Antiracista,
Cultura, Índigena e LGBT) e 169 bases, entre as quais 29 são consideradas consolidadas e 140 são consideradas implantadas.

Os critérios adotados para o PCdoB-Manaus considerar uma base consolidada são: ter a delimitação de sua abrangência; possuir um pivô; possuir direção; possuir cadastro de filiados e militantes; ter atuação cotidiana guiada por um Plano de Ação que contenha no mínimo meta de filiação, meta de criação e acompanhamento de núcleos nas principais escolas e empresas, meta de atuação e de disputa de entidades do movimento social e meta de votos para as disputas eleitorais.

Já para a base ser considerada implantada, é necessário apenas o pivô, peça indispensável para que haja vida militante de base de modo organizado.

Além das existentes, a meta do Comitê Municipal é criar até o final do mandato mais 104 bases.

Novo Secretariado Municipal

Ao final da reunião foi eleito o novo secretariado municipal do PcdoB-Manaus, já que o que vinha funcionando era provisório, fruto da deliberação do Comitê Municipal em sua primeira reunião.

O novo secretariado é composto pelos seguintes membros:

Antônio Levino – Presidente;
Elson Melo – Vice-presidente e Secretário de Organização;
Anderson Bahia – Secretário de Comunicação e de Juventude;
Angélica Karlla – Secretária de Formação e Propaganda;
Elcio Campos – Secretário Sindical;
Gisele Santos – Secretária de Finanças;
Judite Sales – Coordenadora do Departamento Municipal de Quadros;
Júlio Salas – Secretário de Movimentos Sociais;
Raimunda Serrão – Secretária de Mulheres.

De Manaus, Anderson Bahia.