Unegro repudia campanha #SomosTodosMacacos

A União dos Negros pela Igualdade – Unegro – lançará nesta quarta-feira (30), uma campanha em repúdio à #SomosTodosMacacos que tomou conta da internet nesta segunda-feira (28). A entidade lança a campanha #NãoSomosTodosMacacos – Somos Seres Humanos, para enriquecer o debate em torno do combate ao racismo.

Por Mariana Serafini, do Vermelho

Não somos todos macacos - Unegro

De acordo com o presidente da Unegro no estado de São Paulo, Julio Vieira, a entidade vê de forma pejorativa chamar outras pessoas de “macacos”. “Esse termo é de rebaixamento do ser humano, somos radicalmente contra. Se fosse do ponto de vista positivo chamariam as pessoas brancas de macacos também e isso não acontece”.

Julio afirma que a atitude do jogador Neymar foi infeliz. “Talvez tenha sido falta de conhecimento”, justifica. O militante afirma que o termo “macaco” é utilizado para rebaixar, chamar de primata, e nunca para mostrar união e combate ao racismo. “Somos seres humanos, evoluídos, não somos macacos e não vamos repercutir uma afirmação pejorativa assim”.

A campanha #SomosTodosMacacos ganhou corpo na internet após o jogador Neymar postar uma foto em sua conta pessoal no Instagram segurando uma banana, ao lado do filho que segurava uma pelúcia no formato da fruta. A ação em solidariedade ao jogador Daniel Alves – vítima de preconceito em campo durante o jogo entre Barcelona e Villarreal, no último domingo (27) – repercutiu rapidamente entre centenas de outros famosos que também postaram fotos comendo bananas, entre eles, Valezca Poposuda, Michel Teló, Luciano Huck e Angélica.

Quando o lateral-direito brasileiro foi cobrar um escanteio, um torcedor atirou uma banana no campo. Sem titubear, o jogador descascou a fruta e a comeu. Em seguida, continuou o jogo. Mais tarde afirmou “meu pai sempre diz que banana faz bem para câimbra”.

A atitude de Daniel Alves foi ovacionada e causou uma onda de solidariedade à luta contra o racismo no futebol. A Unegro também parabeniza o jogador pelo tom que deu à provocação e vê com bons olhos o ato de ter comido a fruta em campo.

Na noite desta terça-feira (29), a entidade publicará uma nota em repúdio à campanha #SomosTodosMacacos.

Veja o vídeo de Daniel Alves em campo: