História do 1º de maio e as atuais lutas dos trabalhadores

Em sua coluna “Ponto de Vista”, José Reinaldo, editor do Portal Vermelho, conta como foi o surgimento da data mais importante para os trabalhadores e quais as principais lutas dos proletários brasileiros na atualidade. “Neste dia é tempo de fazer reflexões sobre o significado da opressão e a exploração capitalista”, disse.

Por Ramon de Castro, para Rádio Vermelho

Segundo o editor, a celebração do 1º de maio vem de um episódio bastante conhecido e que nunca é demais relembrar. “Em 1885, associações de trabalhadores dos Estados Unidos convocam uma greve para o dia 1º de maio de 1886, no marco da luta pela jornada de oito horas”, falou.

Para José Reinaldo, o ano de 2014 torna-se especial nas lutas dos trabalhadores brasileiros. “A cinco meses da eleição presidencial, o país encontra-se imerso e polarizado em intenso embate político, no qual se confrontam , de um lado, as forças progressistas lideradas pela presidenta Dilma e de outro as candidaturas de Aécio Neves e Eduardo Campos que se habilitam para representar os interesses das forças neoliberais e conservadoras”, afirmou.

Ouça o áudio na íntegra na Rádio Vermelho: