Primeira conversa entre Cuba e União Europeia sinaliza avanços

A primeira rodada de conversas entre Cuba e a União Europeia (UE), cuja finalidade é subscrever um Acordo de Diálogo Político e de Cooperação, foi “frutífera e construtiva”, disse nesta quarta-feira (30) o chefe da comissão europeia, Christian Leffler.

Sobre os pilares de um futuro acordo, citou o diálogo sobre políticas setoriais, a cooperação econômica e comercial e o relacionamento entre as instituições. Disse ainda que as conversas poderão estabelecer um marco para o entendimento sobre as diferenças e caminhos para a convergência.

Questionado sobre a inclusão de Cuba na lista unilateral elaborada pelos Estados Unidos sobre países que considera patrocinadores do terrorismo, Leffler respondeu que a UE não faz esse tipo de certificação.

"A cooperação com Cuba se desenvolve há quase 25 anos e vai crescendo", ressaltou, e assegurou que há muito potencial para incrementar os vínculos da União Europeia com a ilha caribenha.

Em relação à posição comum assumida pela UE, que até agora condicionou o diálogo político com Havana, declarou que os negociadores europeus não trazem imposições, e sim expectativas. "Estamos convencidos de que podemos avançar para um acordo sólido com Cuba", enfatizou.

A segunda rodada de conversas será realizada em Bruxelas em uma data a ser definida. Leffler assegurou que para isso seguirão as partes trabalhando para "avançar em confiança, respeito e entendimento mútuo".

Fonte: Prensa Latina