Contabilista é ferramenta para transparência no Poder Público

A Sessão Especial dessa segunda, 28, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), presidida pela vereadora Lucimara Passos, abriu espaço para um produtivo debate sobre o papel do contabilista.

Com presença da presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRC/SE), Ângela Dantas, demais vereadores e a presidente da Associação Sergipana de Ciências Contábeis, Salete Leite, o principal ponto discutido foi os 50 anos da Lei 4.320. Também estiveram presente profissionais da área.

Em sua fala, Salete Leite ressaltou a importância da atuação na parte acadêmica, qualificando cada vez mais os estudantes e futuros contabilistas. Um dos objetivos nesse sentido, reforçado na fala da vereadora, é a criação do mestrado em Ciências Contábeis em Sergipe.

"Infelizmente a sociedade só se lembra do contabilista no final do processo, mas prestação de contas a gente constrói no dia a dia, é com a orientação correta que conduzimos os processos de registro, não só para prestação de contas como também para tomada de decisões. Infelizmente esse pensamento ainda não é a cultura no nosso país, por isso são importantes eventos como esse que chamam a atenção da sociedade para a importância do nosso papel", declarou. A vereadora também comentou que em seu mandato a todo momento faz uso das Ciências Contábeis seja fiscalizando ações do Poder Executivo ou orientando alterações em Projetos de Lei, entre tantas outras demandas afins.

Transparência

A presidente do CRC, Ângela Dantas, destacou os 50 anos da Lei 4.320 que rege a contabilidade pública e que dispõe de todo o arcabouço norteador para a prestação de contas do setor público. "Além disso, é muito bom ter uma vereadora contadora. Nos sentimos mais solidificados", disse. Da mesma forma, os vereadores Emmanuel Nascimento e Iran Barbosa evidenciaram a relação entre a transparência na gestão do patrimônio público e a função do contabilista.

Presenças

Prestigiaram a sessão o conselheiro do CRC Adelson Amorim, o presidente do Sindicato do Contabilistas de Sergipe Arnaldo Rodrigues, a contadora Suzana Nascimento, a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Setipsna Márcia Alves de Carvalho, a diretora do CRC Edenilda Pereira, a funcionária do Sindicato dos Contabilista Márcia Santos o funcionário do CRC Milton Silva.