Quilombos recebem profissionais do programa Mais Médicos

Comunidades de quilombos do município de Eldorado, São Paulo, receberão os profissionais que atuam pelo programa do governo federal Mais Médicos. O evento de recepção acontecerá no Quilombo de André Lopes. A comunidade está localizada a aproximadamente 40 km do centro da cidade de Eldorado.

Os médicos do programa do Governo Federal atuam na atenção básica de municípios com maior vulnerabilidade social, compostos por áreas de periferia ou localizadas no interior do país, atendendo ainda comunidades quilombolas e indígenas. Na região de Eldorado, atenderão as comunidades dos quilombos de São Pedro, Galvão, Nhunguara, André Lopes, Ivaporunduva, Sapatu, Pedro Cubas e Barra do Batatal.

Durante a abertura da III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, realizada em novembro de 2013, a presidenta Dilma Rousseff anunciou que as comunidades quilombolas seriam priorizadas pelo programa do Ministério da Saúde.

“Estamos colocando as comunidades quilombolas como locais privilegiados e prioritários para receber os médicos do programa”, afirmou a presidenta à época.

A ação é fruto da pactuação do Governo Federal e junto à prefeitura municipal de Eldorado. A recepção acontecerá no dia 17, às 10 horas.

Fonte: Unegro