Militantes da UJS realizam congresso em Cuba

Aconteceu no último sábado (12), na capital cubana, Havana, o Congresso de militantes da UJS, majoritariamente estudantes de medicina, residentes da ilha. A reunião contou também com a presença de Jesus Rafael Mora, responsável por América Latina na secretária de Relações Internacionais da UJC.

Estudantes de medicina da UJS em Cuba - UJS

Entre os temas debatidos estão: a defesa da Revolução Bolivariana e contenção da tentativa de golpe na Venezuela, os rumos da juventude progressista em nosso continente, a questão dos presos cubanos que estão detidos injustamente nos EUA, as manifestações de junho no Brasil, o apoio ao programa “Mais Médicos”, a revalidação de diplomas de medicina estrangeiros e a inclusão destes na Associação Medica Nacional (AMN) e o fim do bloqueio econômico, político e cultural a Cuba.

Também foram apresentados no documento final do encontro, intitulado Carta de Havana, as questões em torno da Copa do Mundo 2014 e seu legado para o país, o apoio à reeleição da presidenta Dilma Rousseff para dar continuidade e aprofundar as mudanças em curso no Brasil e qual papel a UJS pode exercer dentro deste cenário de luta como forma de contribuir para o avanço das transformações estruturais necessárias na sociedade.

Para Mateus Fiorentini, diretor de relações internacionais da UNE e secretário executivo da OCLAE, “a realização dessa reunião marca o caráter internacionalista da UJS. Demonstra que o militante da UJS se organiza em qualquer espaço, seja ele de trabalho, moradia, estudo, inclusive fora do pais. A organização desses companheiros que vivem em Cuba é estratégico, pois através do conhecimento adquirido e do convívio com a revolução cubana darão a contribuição enorme a nossa luta aqui o Brasil”.

Por Thiago Cassis, no portal da UJS