Tribunal Eleitoral do Panamá convoca votação pacífica e tranquila

O Tribunal Eleitoral (TE) do Paraná fez, neste domingo (4), o último chamado ao 2.457.401 cidadãos com direito ao voto para irem aos centros de votação em todo o país “de maneira organizada, disciplinada, em paz e tranquilamente”.

Os primeiros a exercer o voto em diversos pontos da capital foram o presidente atual Ricardo Martinelli, sua esposa Marta Linares, candidata a vice-presidenta pelo partido governista Mudança Democrática, e seus filhos.

Também exerceram esse direito os sete candidatos presidenciais José Domingo Arias (CD), Juan Carlos Navarro (Partido Revolucionário Democrático), Juan Carlos Varela (Panameñista), Gernaro López (Frente amplo pela Democracia). Em seguida votaram os de livre candidatura, o professor Juan Jované, o transportador Esteban Rodríguez, e Gerardo Barroso que concorre sem vice-presidente devido a renúncia de seu colega de chapa por “suas grosserias e má conduta”.

De manhã segundo pôde ser comprovado em um percurso por vários centros de votação, tudo caminha com grande normalidade, e tanto o presidente como os candidatos têm chamado a converter este dia em uma festa cidadã e respeitar as normas estabelecidas pelo Tribunal Eleitoral (TE).

Estão disponíveis 6.330 mesas de votação em 2.700 centros educativos. O magistrado presidente do TE, Erasmo Pinilla, manifestou que espera que as eleições se realizem em paz, com transparência e sem nenhum problema, e fez um chamado aos membros das corporações eleitorais para que vão com civismo celebrar esta festa eleitoral, como tem sido tradicional no Panamá.

Pinilla acrescentou que 72 horas após fechadas as urnas se espera que a Junta Nacional proclame oficialmente os resultados da eleição do presidente eleito. Reiterou que "ninguém pode ser proclamado ganhador ou proclamar um resultado antes que o Tribunal o faça".

Fonte: Prensa Latina