Teia da Diversidade reúne Pontos de Cultura de todo o país

A Teia Nacional da Diversidade – 5º Encontro Nacional dos Pontos de Cultura e das redes da diversidade que integram o Programa Cultura Viva – será realizada de 19 a 24 de maio, em Natal (RN). Promovida pela Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC) e pela Comissão Nacional de Pontos de Cultura (CNPdC).

Teia - UNE

A Teia 2014 tem o objetivo de fortalecer o exercício dos direitos culturais e promover a atuação cultural em rede. Em todo o Brasil hoje, existem mais de dois mil pontos de cultura que realizam ações de impacto sócio cultural nas comunidades.

“Queremos estimular o diálogo e a parceria entre a sociedade civil, gestores, instituições de ensino, instâncias de participação social e os diversos atores do campo cultural”, explica Márcia Rollemberg, secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC. Segundo a gestora, a realização da Teia da Diversidade estimula ações de valorização, políticas integradas e de promoção da cultura brasileira.

A UNE fez parte da rede de Pontos de Cultura com o Circuito Universitário de Cultura e Arte da UNE (Cuca), projeto de continuidade das iniciativas culturais da entidade dentro das universidades brasileiras. Para a diretora de Cultura da UNE os Pontos são referência para o todo mundo por ser uma iniciativa que deu visibilidade as mais diversas formas de expressão cultural e artística. “A rede dos pontos de cultura permite o diálogo entre essas diversas expressões, contribuindo para a garantia do direito a cultura, para a fruição cultural e artística e para o empoderamento dos atores envolvidos. A Teia certamente será um espaço de encontro dessas experiências e de balanço dos caminhos traçados até aqui”, destacou.

Este ano, além dos Pontos e Pontões de Cultura, participam grupos do “Encontro da Diversidade”, que agrega segmentos das políticas setoriais atendidos pelo Programa Brasil Plural. Fazem parte destes segmentos grupos de Culturas Populares, Culturas Indígenas, Culturas Ciganas, LGBT, Crianças, Idosos, Juventude, Hip-Hop, Pessoas com Deficiência, Saúde Mental, Trabalhadores Urbanos, Povos de Terreiro, Quilombolas, Imigrantes, Mulheres, Trabalhadores Rurais, Mestres e Griôs.
Programação e espaços

A Teia da Diversidade contará com Mostras Artísticas e uma Feira de Economia Solidária e Criativa protagonizadas pelos Pontos de Cultura, que levarão a Natal demonstrações da diversidade do Programa Cultura Viva por meio de apresentações artísticas, da exposição e venda de produtos artesanais.

Oficinas, Fóruns e Seminários Temáticos serão alguns dos espaços de diálogo da Teia da Diversidade. Entre os temas, destacam-se os debates sobre o acesso a equipamentos culturais, os encontros dos Pontos de Cultura Indígenas e de Leitura.

No área audiovisual, haverá uma mostra de produções dos Pontos de Cultura, o encontro do Grupo de Trabalho Temático e um Seminário sobre a Regionalização da Produção Audiovisual.

As atividades da Teia da Diversidade serão realizadas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), na Praça Largo da Ribeira e no Teatro Alberto Maranhão.

A programação completa da Teia da Diversidade será divulgada em breve e os participantes do encontro podem se inscrever gratuitamente nas oficinas através do site culturadigital.br/teiadadiversidade

Serviço

#TEIAdaDiversidade

De 19 a 24 de maio de 2014

Natal – Rio Grande do Norte (RN)

Fonte: União Nacional dos Estudantes