Embaixador quer trazer expertise croata em transporte público

 O estabelecimento de relações comerciais entre o Recife e o governo da Croácia foi o tema principal da visita do embaixador do país no Brasil, Drago Stambuk, à Prefeitura da Cidade, onde foi recebido pelo vice-prefeito Luciano Siqueira e pelo secretário de Relações Internacionais, Lauro Gusmão, na tarde desta segunda-feira (5).


Foto: Inaldo Lins/PCR

O representante croata veio ao Recife apresentar um projeto de transporte coletivo em veículos movidos à eletricidade composto por módulos articuláveis com capacidade para 50 passageiros cada. Segundo ele, os veículos são utilizados na capital croata, Zagreb, e estão em processo de negociação com cidades como Estocolmo (Suécia) e Santiago (Chile). Ele adiantou ainda que no Brasil, o projeto já foi apresentado aos governo das cidades de São Paulo (SP) e Curitiba (PR).

O secretário Lauro Gusmão adiantou que o Recife e a Região Metropolitana da cidade implantam atualmente o projeto de transporte coletivo BRT, que funcionará em dois corredores viários nos sentidos Norte-Sul e Leste-Oeste. Na conversa foi também registrado o interesse do governo do Recife em atrair indústrias de alto valor agregado e lembrado que a Croácia tem uma indústria química, naval e metal-mecânica avançada.

Em sua missão de prospectar possíveis parcerias com setores econômicos e acadêmicos da cidade, o embaixador Drago Stambuk visitou também a Universidade de Pernambuco (UEP), visando o estabelecimento de intercâmbio de estudantes do Brasil e da Croácia. Drago Stambuk retorna ao Recife no mês de junho, quando a seleção de futebol do seu país enfrenta a seleção mexicana no dia 23 do próximo mês durante a Copa do Mundo.

Audicéa Rodrigues
Do Recife