Casa Branca nega que Obama vá encontrar Putin na França

A Casa Branca desmentiu nesta quinta-feira (8) um possível encontro entre o presidente estadunidense, Barack Obama, e seu homólogo russo, Vladimir Putin, no dia 6 de junho na França, durante a comemoração do 70º aniversário do desembarque na Normandia.

Contudo, a porta-voz da presidencia, Caitlin Hayden, afirmou que como ambos estarão presentes no evento, também não se descarta que conversem fora da agenda, como em qualquer evento deste tipo.

A rainha Elisabeth II do Reino Unido, da mesma forma que a chanceler federal alemã, Angela Merkel, se encontram entre os principais convidados às atividades pelo desembarque aliado no norte da França em 1944, durante a Segunda Guerra Mundial.

Obama visitará, no início de junho, outros países europeus como Polônia e Bélgica, enquanto Washington incrementa sua presença militar nas nações do Velho Continente e crescem as tensões com a Rússia.

Em Bruxelas, Obama participará da cúpula do G7, grupo das sete nações mais industrializadas do mundo: Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Japão, França, Canadá e Itália.

Os governos destas nações decidiram cancelar a reunião do G8 (que formavam os sete com a Rússia) prevista para Sochi devido à situação em Ucrânia e como forma de pressão devido ao reconhecimento da independência da república autônoma de Crimeia e sua adesão a Moscou.

Como parte da piora das relações com Moscou, Washington está disposta a enviar de tropas e a aumentar a presença de unidades navais de guerra no mar Negro como complemento às sanções econômicas e financeiras contra empresas e cidadãos russos e ucranianos.

Fonte: Prensa Latina