Resolução do Comitê Estadual do PCdoB-Goiás (26 de abril de 2014)

Resolução do Comitê Estadual do Partido Comunista do Brasil – Goiás
26 de abril de 2014

1. O Partido Comunista do Brasil em Goiás tem sido alvo de uma grosseira campanha de difamação em jornais. São ataques que visam atingir um partido coerente, que sempre lutou pelas liberdades, pela soberania nacional e pelos direitos do povo e que vem se fortalecendo no cenário estadual.

2. Surpreendentemente, tal campanha vem sendo alimentada por manifestações de divergências internas que são expostas publicamente, à revelia das normas próprias do PCdoB, por parte de membros do Comitê Estadual que renunciaram aos seus postos de dirigentes para os quais foram recente e legitimamente eleitos.

3. O PCdoB-GO está onde sempre esteve: ao lado do povo, das forças progressistas e democráticas, empenhado cada vez mais em assegurar a quarta vitória do povo com a reeleição de Dilma. Assim, na encruzilhada que marca a disputa política deste ano, como sempre, o PCdoB tem lado e campo definidos. Também no cenário estadual, está empenhado em fortalecer a base de apoio da presidenta Dilma para alcançar a vitória ao governo do estado.

4. Os caminhos do PCdoB-GO, fortalecido nos últimos três anos com a aquisição de numerosas forças militantes que buscaram se integrar à trajetória de décadas de luta dessa honrada legenda, foram todos legítimos, aprovados pelos órgãos de direção estadual e nacional e referendados em várias Conferências, que são os órgãos máximos de sua direção. Como sempre, respeita-se a opinião de dirigentes e militantes, que têm assegurados seus direitos democráticos nos termos do Estatuto partidário. Esse espaço nunca faltou e nunca faltará. No entanto, nos termos do Estatuto, não pode aceitar que posições divergentes no Partido se manifestem publicamente fora do âmbito de seus órgãos dirigentes, porque isso enfraquece a unidade, arma os adversários e transgride a disciplina partidária.

5. O Comitê Estadual manifesta a convicção de que os caminhos trilhados nos últimos anos foram positivos para o PCdoB e precisam ser aprofundados e consolidados, com uma forte estrutura militante, unidade em sua direção, ligação maior com o povo e com ampla liberdade de debate interno, mas sempre respeitando a institucionalidade partidária própria dos comunistas. Conclama a toda a militância para manter-se serena, firme e combativa, no rumo da unidade, tomando conhecimento dos acontecimentos para, reforçados pelo senso de justiça, resgatar a verdade sobre os fatos ocorridos, sem se deixar desviar para a luta interna. Principalmente, a militância deve buscar focar ainda mais na batalha principal deste ano, integrando o Partido na disputa eleitoral em curso e nas lutas populares cotidianas, no rumo de cumprir o projeto político que foi definido nas instâncias partidárias, fortalecer os comunistas em outubro e perseguir a derrota do campo conservador no Estado.

Diante dessa situação, o Comitê Estadual do Partido Comunista em Goiás, reunido dia 26 de abril de 2014, resolve:

1- aceitar os pedidos de renúncia e proceder a imediata substituição dos(as) renunciantes, dando continuidade aos esforços partidários pela realização do projeto eleitoral já definido; trabalhar pela quarta vitória do povo reelegendo a presidenta Dilma; reeleger a deputada estadual Isaura; e, se possível, conquistar mais uma cadeira na Assembleia Legislativa e eleger a vereadora Tatiana Lemos deputada federal;

2- encaminhar para a Comissão de Controle Interno Estadual do Partido em Goiás para que essa proceda a avaliação sobre possíveis transgressões disciplinares que possam ter ocorrido, analisando, caso a caso, as matérias de jornais, cópia de e-mails, redes sociais e outras manifestações públicas de dirigentes partidários. Também informar a esta Comissão sobre reuniões fora da estrutura partidária com o mesmo inapropriado propósito.

——————————————————-

Com as substituições processadas após eleição, durante a reunião do Comitê Estadual, no dia 26 de abril de 2014, assim ficou a composição do Secretariado Estadual do Partido em Goiás:

Isaura Lemos – Presidenta
Luiz Afonso Arantes – Vice-Presidente
Nivaldo dos Santos – Secretário de Organização (acumula interinamente Juventude)
Valtuídes Mendes – Secretário de Finanças
Euler Ivo Vieira – Secretário de Formação
Willian Rodrigues Figueiredo – Secretário Região Metropolitana
Gilmar Gomes Arão – Secretário Institucional
Fernando Dominience – Secretário de Comunicação
Tatiana Lemos – Vereadora da capital
Fabrízio de Almeida Ribeiro – Departamento de Quadros
Dila Rezende – Secretária da Mulher
Bruno Pena – Presidente da capital
André Luiz Nascimento – Secretário de Movimentos Sociais
Alan Francisco de Carvalho – Secretário Sindical